Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Polimorfismos em genes-candidatos e suas associações com características de carcaça e qualidade da carne em bovinos Nelore

Texto completo
Autor(es):
Borges, Barbara Oliveira [1] ; Curi, Rogerio Abdallah [2] ; Baldi, Fernando [1] ; Braga Feitosa, Fabieli Loise [1] ; Fernandes de Andrade, Willian Bruno [1] ; de Albuquerque, Lucia Galvao [1] ; de Oliveira, Henrique Nunes [1] ; Loyola Chardulo, Luis Artur [2]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista Unesp, Fac Ciencias Agr & Vet, BR-14884900 Jaboticabal, SP - Brazil
[2] UNESP, Fac Med Vet & Zootecnia, Dept Melhoramento & Nutr Anim, BR-18618970 Botucatu, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Agropecuária Brasileira; v. 49, n. 5, p. 364-371, MAY 2014.
Citações Web of Science: 6
Resumo

O objetivo deste trabalho foi estimar as frequências de polimorfismos alélicos em genes de bovinos Nelore e associá-los às características de carcaça e qualidade da carne. Seiscentos machos foram genotipados quanto aos seguintes polimorfismos: DGAT1 (VNTR com 18 nucleotídeos na região promotora); ANK1, novo polimorfismo, identificado no presente estudo e mapeado na região gênica regulatória NW_001494427.3; TCAP (AY428575.1:g.346G>A); e MYOG (NW_001501985:g.511G>C). No estudo de associação, foram utilizados os dados fenotípicos de massa da carcaça quente, área de olho do lombo, espessura de gordura subcutânea, percentagem de gordura intramuscular, força de cisalhamento, índice de fragmentação miofibrilar, coloração da carne (L*, a*, b*) e perdas por cocção. O alelo B do gene ANK1 foi associado ao aumento da coloração vermelha (a*) da carne. No gene DGAT1, os alelos 5R, 6R e 7R foram associados ao aumento de gordura intramuscular, à redução das perdas por cocção e ao aumento da área de olho de lombo, respectivamente. O SNP (polimorfismo de nucleotídeo único) do gene TCAP não apresentou polimorfismo, e os alelos do gene MYOG não foram associados a nenhuma das características avaliadas. Os resultados indicam que os genes ANK1 e DGAT1 podem ser utilizados na seleção de animais Nelore quanto à qualidade de carne e carcaça. (AU)

Processo FAPESP: 10/17237-5 - Avaliação de polimorfismos dos genes DGAT1 e TCAP como marcadores para características da carcaça e da carne em bovinos de corte da raça Nelore (Bos indicus)
Beneficiário:Bárbara Oliveira Borges
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado