Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da restrição de sono na ingestão alimentar e no metabolismo pós-prandial de individuos obesos

Processo: 08/09565-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Marco Túlio de Mello
Beneficiário:Ioná Zalcman Zimberg
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sono   Ingestão de alimentos   Saciação   Período pós-prandial   Privação de sono   Obesidade   Fome
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fome | Ingestão alimentar | Metabolismo pós-prandial | obesidade | privação de sono | Saciedade | Sono

Resumo

A redução do tempo de dormir tornou-se um hábito comum na atualidade, guiado pelas exigências e oportunidades da sociedade moderna. Alguns estudos têm proposto que a restrição de sono seria um importante fator para predispor à obesidade. Diante disto, o objetivo deste estudo será avaliar o controle da ingestão alimentar e o comportamento do metabolismo pós-prandial em indivíduos obesos e eutróficos após a restrição de sono. Para tanto, serão selecionados 20 adultos jovens, sendo 10 indivíduos obesos e 10 indivíduos eutróficos. Ambos os grupos serão submetidos a 3 etapas de estudo. A primeira etapa consistirá das seguintes avalilações: Registro alimentar de 7 dias, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Escala de sonolência de Epworth, Questionário de Horne e Ostberg, exames bioquímicos, polissonografia e composição corporal (IMC e Pletismografia). Na segunda etapa os voluntários serão submetidos a 3 condições de sono cross-over randomizadas: normal (8h), restrito (4h) e extendido(10h). Em cada condição de sono, na primeira noite os voluntários receberão um jantar padronizado e permanecerão em jejum até as 8:00 horas do dia seguinte. Às 8:00 horas serão iniciadas as coletas de amostras de sangue a cada 1 hora, com duração de 24 horas. Durante a permanência no laboratório, serão oferecidas 3 refeições ao longo do dia, sendo aplicadas escalas visuais análogas antes e após cada refeição para avaliar a fome e o apetite por diferentes categorias de alimentos. No caso da hipótese de prejuizo metabólico-nutricional da privação de sono se confirmar, será iniciada a terceira etapa, na qual será repetido o protocolo de restrição de sono, porém com uma intervenção nutricional. Esta intervenção consistirá de uma dieta restrita em carboidratos, de baixo índice glicêmico, respeitando a divisão das calorias em 40% para carboidratos, 25% para lipídeos e 25% para proteínas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZIMBERG, IONA ZALCMAN; DAMASO, ANA; DEL RE, MARIANA; CARNEIRO, ALINE MILLANI; SOUZA, HELTON DE SA; DE LIRA, FABIO SANTOS; TUFIK, SERGIO; DE MELLO, MARCO TULIO. Short sleep duration and obesity: mechanisms and future perspectives. Cell Biochemistry and Function, v. 30, n. 6, p. 524-529, . (08/09565-2, 98/14303-3, 09/05657-2, 06/00684-3, 08/53069-0)
ZIMBERG, IONA; DEL RE, MARIANA; TUFIK, SERGIO; DE MELLO, MARCO TULIO. ACUTE SLEEP RESTRICTION INCREASES ENERGY EXPENDITURE IN OBESE MEN. ANNALS OF NUTRITION AND METABOLISM, v. 71, p. 1-pg., . (08/09565-2, 08/53069-0, 98/14303-3, 06/00684-3)