Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da desregulação da via UPR sobre a expressão da ciclina A1 em linfócitos B humanos.

Processo: 10/04244-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maristela Martins de Camargo
Beneficiário:Camila Bonin Pinto
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proliferação celular   Imunidade   Ciclina A1
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciclina A1 | desregulação da via UPR | Proliferação celular | Imunodeficiencia

Resumo

Durante a diferenciação terminal de linfócitos B em plasmócitos, o aumento na tradução de cadeias nascentes de imunoglobulinas (Ig) causa estresse e expansão do retículo endoplasmático (RE), desencadeando uma via de sinalização intracelular chamada Unfolded Protein Response (UPR). Esta via é responsável por manter o equilibrio entre o processamento de proteinas e a homeostasia do retículo. O XBP-1 é o principal fator de transcrição que induz a expressão dos genes alvos da UPR. Para que se torne ativo, o mRNA do XBP-1 deve ser processado pelo endonuclease IRE-1±, também ativada pela UPR. Nossos estudos anteriores identificaram um paciente (paciente P) com Imunodeficiência Comum Variável (CVID) que apresenta deficiência no processamento do mRNA do XBP-1. Trabalhos publicados recentemente tem demonstrado o papel da IRE1± no ciclo celular. O gene que codifica para ciclina A1 tem sua expressão aumentada significativamente quando induzido por IRE1±. A ciclina A1 é uma proteína envolvida na regulação do ciclo celular, e a alteração nos níveis desta pode estar relacionado com a proliferação alterada das células dos pacientes com CVID e por fim com o desbalanço da via UPR. As células desta paciente apresentaram um crescimento/proliferação celular deficiente em relação a um controle saudável. Neste estudo pretendemos esclarecer a proliferação deficiente destas células, investigando o papel da relação entre a IRE1± e ciclina A1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONIN, CAMILA P.; BACCARIN, RAQUEL Y. A.; NOSTELL, KATARINA; NAHUM, LAILA A.; FOSSUM, CAROLINE; DE CAMARGO, MARISTELA M.. Lipopolysaccharide-induced inhibition of transcription of tlr4 in vitro is reversed by dexamethasone and correlates with presence of conserved NF kappa B binding sites. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 432, n. 2, p. 256-261, . (08/54811-1, 10/04244-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Camila Bonin. Efeito da desregulação da via UPR sobre a expressão da ciclina A1 em linfócitos B humanos.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.