Busca avançada
Ano de início
Entree

O paradoxo da pobreza: estudo sobre os impactos do desenvolvimento no hábito alimentar das comunidades do sítio histórico Kalunga (GO)

Processo: 11/08686-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello
Beneficiário:Rodrigo de Jesus Silva
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pobreza   Hábitos alimentares   Quilombos   Goiás
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | hábito alimentar | isotopos estáveis | pobreza | populações tradicionais | quilombo | Ambiente e Sociedade

Resumo

Este projeto objetiva avaliar os impactos do desenvolvimento sobre as comunidades remanescentes de quilombo Kalunga - localizadas no nordeste do estado de Goiás - através da transformação do hábito alimentar tradicional local. Ao relativizar o conceito de pobreza no contexto das populações tradicionais isoladas, considera-se que, apesar dos seus baixos índices de desenvolvimento, tais povos podem apresentar um intricado arranjo cultural local que os predispõem a uma alimentação mais diversificada e saudável, comparativamente àquelas mais próximas ao meio urbano. Mas o desenvolvimento calcado no processo de globalização mundial e industrialização crescente têm substituído as produções locais saudáveis por produtos processados de fácil acesso - os chamados itens de supermercado - transformando o hábito alimentar nos Kalunga. A partir disso, assume-se que, em uma conjuntura de isolamento historicamente estabelecido, é importante que a pobreza seja avaliada em termos de aspectos culturais locais, assumindo-se ser esta privação das capacidades básicas, e não apenas identificada como baixa renda. Com enfoque tanto descritivo quanto analítico este estudo visa entender a relação entre desenvolvimento e transformação cultural em comunidades tradicionais isoladas, investigando, principalmente, as possíveis transformações do hábito alimentar local devido ao aumento da urbanização, da renda, do maior acesso à economia de mercado, etc. Para tanto, serão empregadas avaliações quantitativas e qualitativas. As quantitativas serão realizadas através da análise isotópica de unhas coletadas nos Kalunga e através do cálculo dos indicadores de desenvolvimento desagregados por comunidade. Já as qualitativas serão aplicadas no sentido de contrapor os dados isotópicos àqueles obtidos a partir de depoimentos da população local, e observação em campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, RODRIGO DE JESUS; DE PAULA EDUARDO GARAVELLO, MARIA ELISA; NARDOTO, GABRIELA BIELEFELD; MAZZI, EDMAR ANTONIO; MARTINELLI, LUIZ ANTONIO. Urban access and government subsidies impact livelihood and food transition in slave-remnant communities in the Brazilian Cerrado. AGRONOMY FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT, v. 39, n. 2, . (11/08686-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rodrigo de Jesus. Impactos do desenvolvimento em comunidades tradicionais: transição agroalimentar e ajustes adaptativos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.