Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da autofagia em hipotálamo de diferentes modelos animais de obesidade

Processo: 11/14565-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Marciane Milanski Ferreira
Beneficiário:Mariana Portovedo de Oliveira Araújo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotálamo   Obesidade   Autofagia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autofagia | Hipotálamo | obesidade | Metabolismo e Sinalização Celular

Resumo

A obesidade e o diabetes tipo 2 estão associados com ativação de vias de sinalização inflamatórias e aumento de produção de citocinas. Por sua vez, a inflamação hipotalâmica está associada com um descontrole nos mecanismos da fome e termogênese e consequentemente, com o desenvolvimento de obesidade. Os ácidos graxos saturados de cadeia longa levam à ativação da sinalização de TLR4, estresse de RE e resistência à leptina no hipotálamo, que são importantes vias que levam à inflamação hipotalâmica. A autofagia é um processo celular no qual proteínas e organelas são degradadas pelas proteases lisossomais e no SNC é importante para a homeostase neuronal e para o controle de qualidade proteica e está intimamente relacionada com o sistema imune e a inflamação. A alteração no processo de autofagia está associada com inflamação, diabetes tipo 2 e obesidade, e no sistema nervoso central com doenças neurodegenerativas. Os estudos mostram que mo aumento de mediadores inflamatórios pode comprometer a homeostase neuronal por influenciar negativamente a degradação e reciclagem de agregados proteicos neuronais, através da inibição da autofagia. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é estudar essa importante via de homeostase celular em hipotálamo de diferentes modelos animais de obesidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORTOVEDO, MARIANA; IGNACIO-SOUZA, LETICIA M.; BOMBASSARO, BRUNA; COOPE, ANDRESSA; REGINATO, ANDRESSA; RAZOLLI, DANIELA S.; TORSONI, MARCIO A.; TORSONI, ADRIANA S.; LEAL, RAQUEL F.; VELLOSO, LICIO A.; et al. Saturated Fatty Acids Modulate Autophagy's Proteins in the Hypothalamus. PLoS One, v. 10, n. 3, . (11/51205-6, 11/14565-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Mariana Portovedo de Oliveira. Modulação da autofagia hipotalâmica em camundongos alimentados com dieta hiperlipídica. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas Limeira, SP.