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Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear

Processo: 11/16035-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Fernando Del Mando Lucchesi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Implante da cóclea   Controle do estímulo   Inteligibilidade da fala   Comportamento verbal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento verbal | deficiência auditiva | implante coclear | inteligibilidade da fala | Programa de Ensino | Controle de Estímulos

Resumo

O implante coclear é um dispositivo que permite que seu usuário volte a ter sensações auditivas, principalmente relacionadas à fala, no entanto, é necessário que passe por um processo de (re)habilitação, no intuito tanto de aprender a lidar com estes novos estímulos, quanto para estabelecer uma fala com correspondência ponto-a-ponto em relação àquela emitida pela comunidade verbal a qual está inserido. Os estudos em relação ao comportamento verbal e a função simbólica operacionalizados pelo paradigma das relações de equivalência estabelecem novas propostas de ensino de diferentes comportamentos referentes à linguagem, e o Programa de Ensino de Leitura e Escrita - Progleit se constitui em uma proposta consolidada decorrente de investimentos científicos desta área nas últimas décadas. O principal objetivo do presente estudo é o de avaliar as extensões do efeito do programa de ensino individual e informatizado de leitura e escrita (Progleit 2.1) sobre a inteligibilidade da fala de crianças com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear. As implicações de tal investigação permeiam, portanto, a prática de profissionais envolvidos com o processo de (re)habilitação desta população, como psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos, criando possibilidades de novos recursos embasados em dados científicos.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDO DEL MANDO LUCCHESI; ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA-VERDU; MARIA JOSÉ MONTEIRO BENJAMIN BUFFA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA. Efeitos de um Programa de Ensino de Leitura sobre a Inteligibilidade da Fala de Crianças Usuárias de Implante Coclear. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 28, n. 3, p. 500-510, . (08/57705-8, 11/16035-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUCCHESI, Fernando Del Mando. Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.