Busca avançada
Ano de início
Entree

Condicionamento respondente aversivo: efeitos das apresentações do CS, durante procedimento de extinção, sobre a ressurgência da Cr

Processo: 11/16088-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Helena Leite Hunziker
Beneficiário:Pedro Fonseca Zuccolo
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:condicionamento respondente | extinção | ressugência | Tempo | Análise do comportamento

Resumo

Pesquisas sobre extinção do condicionamento respondente envolvendo estímulos aversivos mostram que uma resposta condicional (CR) pode ressurgir depois de extinta em diversas situações: após passagem de tempo, frente a apresentação do CS em contexto diferente de onde foi realizada a extinção ou apresentação do estímulo incondicional (US) sem o CS. Recentemente, Schiller et al. (2010) demonstraram que as CRs podem ser inibidas de forma duradoura se durante a extinção for dado um intervalo entre a primeira apresentação do CS e as apresentações seguintes. Esta pesquisa consiste na replicação direta desse experimento como forma iniciar uma série de estudos sobre extinção respondente no nosso laboratório. Serão utilizados 20 participantes adultos, expostos a estimulação elétrica leve (US) e três quadrados coloridos (CSs). As CRs serão medidas por meio das alterações de condutância da pele (RCP) frente apresentação dos CSs e US. Os sujeitos serão divididos em dois grupos (n=10) e passarão por três estágios consecutivos com intervalos de 24 horas: (a) Condicionamento (todos os grupos) - pareamentos de dois CSs com o US (CSa+ e CSb+) e um CS nunca pareado com o US (CS-); (b) Extinção (Grupo Experimental) - apresentação isolada do CSa+, seguida de intervalo de dez minutos e novas apresentações dos CSa+, CSb+ e CS-, todas sem o US; Extinção (Grupo Controle) - apresentações sucessivas dos três CSs sem US; (c) Re-extinção e teste de ressurgência (todos os grupos) - quatro apresentações isoladas do US, seguidas de intervalo de 10 minutos e sucessivas apresentações dos três CSs sem o US. Será comparada a diferença entre CRs frente a cada estímulo na primeira tentativa da re-extinção com a última tentativa da extinção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; LEITE HUNZIKER, MARIA HELENA. A review of boundary conditions and variables involved in the prevention of return of fear after post-retrieval extinction. Behavioural Processes, v. 162, p. 39-54, . (11/18516-8, 11/16088-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZUCCOLO, Pedro Fonseca. Condicionamento respondente aversivo: efeitos de diferentes intervalos de apresentação do CS durante a extinção sobre a ressurgência da CR. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.