Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos envolvidos no processo de diferênciação em linhagem osteogênica de células-tronco mesenquimais da medula óssea de ratos Wistar e ratos espontaneamente hipertensos(SHR)

Processo: 12/01924-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Sandra Helena Penha de Oliveira
Beneficiário:Thamine Landim de Barros
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco mesenquimais   Transdução de sinais   Hipertensão   Biologia molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células-tronco mesenquimais | Diferenciação osteoblástica | Hipertensão | Matriz celular | Ratos espontaneamente hipertensos | Transdução do sinal | Biologia molecular

Resumo

A osteoporose é uma desordem óssea que leva a redução na massa óssea e aumento do risco de fraturas. A hipertensão é uma doença multifatorial, determinada por fatores genéticos e ambientais, considerada um fator de risco para osteoporose. As terapias farmacológicas disponíveis para o manejo da osteoporose não apresentam nenhum efeito na hipertensão relacionada à osteoporose. Ratos SHR (spontaneously hypertensive rats) constituem um modelo genético de hipertensão arterial que apresentam prejuízos na arquitetura óssea. Atividade hiperproliferativa e alterações na via de sinalização insulínica em células da musculatura lisa da aorta de ratos SHR de 4 semanas de idade tem constatado a influência do genótipo hipertensivo na biologia celular destes animais, entretanto é desconhecido se esta condição pode afetar o metabolismo ósseo. Portanto, avaliaremos neste trabalho se o genótipo hipertensivo pode influenciar na diferenciação em linhagem osteogênica de células-tronco mesenquimais de ratos SHR jovens (4 semanas) que ainda não desenvolveram a hipertensão, afim de evidenciar apenas a influência do genótipo hipertensivo. Para responder a este questionamento serão avaliados os seguintes paramêtros: expressão gênica dos fatores de transcrição osteogênicos (Runx2 e ²-catenina) e das proteínas de matriz óssea colágena (colágeno tipo I) e não-colágenas (sialoproteína óssea, osteopontina, osteocalcina); proliferação celular; proteína total, atividade da fosfatase alcalina; formação de matriz mineralizada; e modulação da atividade da via de sinalização das proteínas quinases ativadas por agentes mitogênicos (MAPKs - ERK 1/2, p38 e SAPK/JNK).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS, THAMINE LANDIM; BALERA BRITO, VICTOR GUSTAVO; FERREIRA DO AMARAL, CARIL CONSTANTE; CHAVES-NETO, ANTONIO HERNANDES; CAMPANELLI, ANA PAULA; PENHA OLIVEIRA, SANDRA HELENA. Osteogenic markers are reduced in bone-marrow mesenchymal cells and femoral bone of young spontaneously hypertensive rats. Life Sciences, v. 146, p. 174-183, . (12/01924-9, 11/06070-5, 11/19458-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, Thamine Landim de. Estudo dos mecanismos envolvidos no processo de diferenciação em linhagem osteogênica de células-tronco mesenquimais da medula óssea de ratos Wistar e ratos espontaneamente hipertensos (SHR). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.