Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização Biológica e Molecular de cepas de Leishmania sp. isoladas de pacientes com leishmaniose tegumentar americana oriundos da região amazônica, Santarém-PA, Brasil.

Processo: 12/08338-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Pereira Corbett
Beneficiário:Ana Carolina Stocco de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose   Caracterização molecular   Leishmaniose cutânea   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | caracterização biológica | Caracterização Molecular | Leishmania sp | Leishmaniose Tegumentar Americana | Leishmaniose

Resumo

A leishmaniose tegumentar americana é uma doença espectral cujas formas variam entre uma lesão única com cura espontânea, passando por lesões múltiplas e comprometimento mucoso. No Brasil existem sete espécies causadoras de LTA, sendo seis destas pertencentes ao subgênero L. (Viannia) e uma ao subgênero L. (Leishmania). A LTA apresenta registro em todos os Estados brasileiros, contudo, a região amazônica apresenta um complexo panorama devido à existência de uma diversidade de espécies de Leishmania, de insetos vetores e de reservatórios da doença. O Estado do Pará detém 41% dos casos registrados na Região Norte. A região de Santarém é responsável por 5% do total de casos do Estado e nessa já foram registradas cinco das principais espécies causadoras da LTA. A identificação de cepas de Leishmania nesta região pelo uso de ferramentas diagnósticas comumente utilizadas, nem sempre apresenta resultados conclusivos. O presente estudo terá como objetivo a caracterização biológica e molecular de cepas de Leishmania isoladas de pacientes com LTA da região Amazônica do estado do Pará, visando assim, contribuir para o melhor entendimento da epidemiologia da LTA nessa região. A caracterização biológica será feita com base no comportamento do parasita em camundongos susceptíveis. Em seguida será feita uma caracterização molecular, determinando o perfil dos cromossomos de cada linhagem (cariótipo molecular) e análise de sequências marcadoras em cada uma das linhagens, comparando-se os resultados obtidos com cepas-referência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, ANA CAROLINA S.; GOMES, CLAUDIA MARIA C.; TOMOKANE, THAISE Y.; CAMPOS, MARLIANE BATISTA; ZAMPIERI, RICARDO A.; JORGE, CAROLINA L.; LAURENTI, MARCIA D.; SILVEIRA, FERNANDO T.; CORBETT, CARLOS EDUARDO P.; FLOETER-WINTER, LUCILE MARIA. Molecular tools confirm natural Leishmania (Viannia) guyanensis/L. (V.) shawi hybrids causing cutaneous leishmaniasis in the Amazon region of Brazil. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 44, n. 2, . (14/50315-0, 12/08338-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)