Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e obtenção de nanopartículas de polissacarídeos para a estabilização de emulsões do tipo Pickering

Processo: 12/11794-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Rosiane Lopes da Cunha
Beneficiário:Joice Aline Pires Vilela
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Emulsões   Estabilidade   Quitina   Quitosana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:emulsão | gelana | Nanopartículas | quitina | quitosana | Biopolímeros e emulsões

Resumo

O principal desafio na produção das emulsões alimentícias é sua estabilização cinética através do uso de componentes seguros para a saúde humana. Emulsões estabilizadas por partículas sólidas, denominadas emulsões "Pickering", apresentam-se como uma alternativa frente às emulsões clássicas estabilizadas por surfactantes. Estas emulsões são caracterizadas por uma elevada estabilidade à coalescência e menor sensibilidade às alterações do meio, como pH e força iônica. Assim, o objetivo desse trabalho é a produção de nanopartículas a partir de polissacarídeos (quitina, quitosana e gelana) e de um resíduo da indústria de alimentos rico em fibras (borra de café) para atuar na estabilização de emulsões do tipo "Pickering". Duas principais estratégias serão avaliadas para a produção das nanopartículas a partir de polissacarídeos, a primeira consiste na produção de nanocristais a partir da hidrólise ácida dos polissacarídeos. A obtenção dos cristais será confirmada através das técnicas de difração de raios X e microscopia óptica de luz polarizada. Na segunda estratégia serão obtidas nano/micropartículas, neutras ou carregadas, através da gelificação iônica da quitosana e gelana ou formação de complexo de polieletrólito entre quitosana e gelana. Em relação à borra de café, nanopartículas serão obtidas através da redução do tamanho das partículas através de moagem ou homogeneização a altas pressões. As partículas produzidas serão caracterizadas quanto ao tamanho, potencial zeta, morfologia e ângulo de contato na interface. Em seguida serão feitas emulsões óleo/água utilizando óleo de soja ou hidrocarboneto (n-hexadecano) e as partículas produzidas serão utilizadas como os únicos emulsificantes do sistema. As emulsões serão caracterizadas quanto à estabilidade, reologia em cisalhamento e dilatacional, morfologia, tamanho de gota e potencial zeta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRES VILELA, JOICE ALINE; DA CUNHA, ROSIANE LOPES. High acyl gellan as an emulsion stabilizer. Carbohydrate Polymers, v. 139, p. 115-124, . (12/11794-5)
PIRES VILELA, JOICE ALINE; DA CUNHA, ROSIANE LOPES. Emulsions stabilized by high acyl gellan and KCl. Food Research International, v. 91, p. 47-54, . (12/11794-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILELA, Joice Aline Pires. Emulsões contendo gelana acilada: efeito do processamento e da adição de sais nos mecanismos de estabilização. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.