Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso do portfólio como estratégia de aprendizagem e avaliação em alimentação e cultura entre graduandos de Nutrição

Processo: 12/20509-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Fernanda Baeza Scagliusi
Beneficiário:Fernanda Sabatini
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Ensino superior   Portfólios   Grupos focais   Análise de dados   Pesquisa qualitativa   Estudantes universitários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alimentação e cultura | Educação Superior | Pesquisa Qualitativa | Portfolio | Nutrição e Ciências Sociais

Resumo

O comer possui dimensões amplas que envolvem os contextos sociocultural, histórico, político e econômico. Em uma perspectiva atual, pode-se dizer que o campo da alimentação assume caráter interdisciplinar, necessitando do conhecimento de várias áreas, como as Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Ciências dos Alimentos, para manter a complexidade que lhe é característica. Reconhece-se, portanto, a necessidade do profissional da Nutrição possuir uma formação holística, interdisciplinar e humanista para nortear suas atuações e intervenções. Objetivos: Avaliar o portfólio como estratégia de aprendizagem e avaliação no que diz respeito ao tema "Alimentação e cultura". Metodologia: Serão caracterizados e analisados os portfólios dos graduandos de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista - que realizaram o módulo "Alimentação Humana nos Contextos Histórico e Social" durante o primeiro semestre do ano letivo de 2011. Como ferramenta complementar de investigação, serão realizados grupos focais com uma amostragem destes alunos. Análise de dados: A análise dos portfólios será realizada a partir da perspectiva quantitativa (número de portfólios entregues, distribuição de notas, formatos e fios condutores para sua elaboração) e qualitativa (via as representações do pensamento coletivo), sendo esta última por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo. Esta técnica será empregada ainda para a análise das discussões provenientes dos grupos focais, visando contribuir para a construção de um retrato do imaginário coletivo.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABATINI, FERNANDA; DA ROCHA PEREIRA, PATRICIA; DEVINCENZI, MACARENA URRESTARAZU; ABURAD, LUIZ; SCAGLIUSI, FERNANDA BAEZA. Nutrition students' experiences with constructing a portfolio about food and culture. NUTRITION & DIETETICS, v. 73, n. 1, p. 95-102, . (12/20509-2)