Busca avançada
Ano de início
Entree

O envolvimento das modificações NO-dependentes no controle da transcrição gênica de Trypanosoma cruzi durante sua adesão à matriz extracelular do hospedeiro

Processo: 14/10046-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Anamaria Aranha Camargo
Beneficiário:Rubens Daniel Miserani Magalhães
Instituição Sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trypanosoma cruzi   Controle gênico   Cromatina   Genômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:controle gênico | cromatina | Modificações NO-dependentes | Trypanosoma cruzi | Genômica

Resumo

A doença de Chagas é uma doença negligenciável com maior incidência em países da América Latina. A expressão gênica em T. cruzi é regulada principalmente em nível pós-transcricional, o que ressalta a importância de modificações de proteínas associadas com a cromatina no controle desse processo em tripanosomatídeos. Já é bem conhecido o envolvimento de modificações NO-dependentes com a regulação da transcrição em células animais, e cada vez mais evidências se acumulam referente a esse tipo de regulação em células de plantas. Esse tipo de regulação pode ser feito diretamente, por meio da modificação de fatores de transcrição, ou indiretamente, por meio de proteínas secundárias fundamentais ligadas ou não ao controle epigenético. As modificações NO dependentes também estão envolvidas com a modulação de proteínas responsáveis pela resposta de T. cruzi após o contato com elementos do hospedeiro, como a matriz extracelular. Nesse contexto, foi verificado que a nitração de resíduos de tirosina das histonas H2A e H4 em tripomastigotas de T. cruzi, e que mudanças no perfil dessa modificação podem estar envolvidas com o controle da expressão gênica durante a adesão do parasita à matriz extracelular. A técnica de ChIP-seq é uma metodologia inovadora que utiliza o sequenciamento de nova geração para identificação de sequências da cromatina ligadas a proteínas de interesse, gerando mapas de interação proteína-DNA. Esse trabalho pretende identificar a contribuição das modificações dependentes de NO em proteínas associadas com a cromatina para o controle da expressão gênica de T. cruzi usando a técnica de ChIP-Seq. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MULE, S. N.; MANCHOLA, N. C.; DE OLIVEIRA, G. S.; PEREIRA, M.; MAGALHAES, R. D. M.; TEIXEIRA, A. A.; COLLI, W.; ALVES, M. J. M.; PALMISANO, G.. Proteome-wide modulation of S-nitrosylation in Trypanosoma cruzi trypomastigotes upon interaction with the host extracellular matrix. JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 231, . (14/25494-9, 14/10046-0, 18/03727-2, 17/04032-5, 18/18257-1, 18/13283-4, 18/15549-1, 12/03887-3)
MISERANI MAGALHAES, RUBENS DANIEL; MATTOS, ELICIANE CEVOLANI; ROZANSKI, ANDREI; FAVORETTO GALANTE, PEDRO ALEXANDRE; PALMISANO, GIUSEPPE; CRUZ, ANGELA KAYSEL; COLLI, WALTER; CAMARGO, ANAMARIA ARANHA; MANSO ALVES, MARIA JULIA. Global changes in nitration levels and DNA binding profile of Trypanosoma cruzi histones induced by incubation with host extracellular matrix. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 14, n. 5, . (14/10046-0, 13/16002-2, 18/15549-1, 18/18257-1, 14/25494-9, 14/06863-3)