Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão de proteínas relacionadas ao metabolismo de adipócitos e reatividade vascular de ratos hipertensos e o envolvimento das adipocinas

Processo: 14/17538-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Dora Maria Grassi-Kassisse
Beneficiário:Dora Maria Grassi-Kassisse
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças metabólicas  Obesidade  Hipertensão  Adipócitos  Expressão de proteínas  Reatividade cardiovascular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adipócitos | alostasia | aorta | estresse | hipertensão | obesidade | Endocrinologia, metabolismo e cardiovascular

Resumo

O excesso de sobrecarga alostática leva ao desenvolvimento de doenças. A hipertensão é considerada o maior desafio de saúde pública para sociedades em transição socioeconômica e epidemiológica e um dos mais importantes fatores de risco de mortalidade cardiovascular. Sabe-se que a obesidade, dentro do quadro da doença metabólica, está intimamente relacionada com o desenvolvimento da hipertensão, entretanto pouco se sabe sobre a relação inversa que diz respeito à hipertensão predispondo à obesidade. Todavia atribuir unicamente as alterações na alostasia a um papel preponderante no desenvolvimento da hipertensão arterial torna-se delicado tendo em vista o fato de que o tecido adiposo é considerado um órgão endócrino capaz de liberar uma variedade de adipocinas, tais como: leptina, adiponectina, citocinas inflamatórias (TNF-±, IL-6) entre outras. Há anos a comunidade científica tem buscado incessantemente modelos experimentais que pudessem caracterizar a doença metabólica, com ênfase na hipertensão. Todavia, mesmo com a busca constante, estudos aprofundados em modelos de hipertensão, elucidando a predisposição à obesidade na hipertensão, ainda são escassos e carentes em relação ao estudo da interferência das adipocinas nesse processo. Com isso objetivamos nessa pesquisa analisar a expressão de proteínas relacionadas ao metabolismo de adipócitos e reatividade vascular assim como e o envolvimento das adipocinas em dois modelos de hipertensão: espontânea (SHR) e induzida (através de L-NAME). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGHI, FILIPY; MORAIS, CAMILA L.; SILVA, CAROLINA; DA SILVA, PRISCILA C.; ISHIZU, LARISSA Y.; COSTA, GUSTAVO T.; GRASSI-KASSISSE, DORA M.. A new perspective of lactatogenesis by isolated adipocytes. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 498, . (14/17538-6)