Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de modificações cerebrais por ressonância magnética após dor crônica em roedores

Processo: 14/20983-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 15 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 14 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Marucia Chacur
Beneficiário:Joyce Teixeira da Silva
Supervisor: David A. Seminowicz
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Maryland, Baltimore (UMB), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/24408-6 - Ressonância magnética e ativação neuronal supraespinhal em modelo de dor neuropática crônica em ratos, BP.DD
Assunto(s):Radiologia   Neuroanatomia   Ressonância magnética   Dor   Ratos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor | Neuroanatomia | Ratos | Ressonância Magnética | Radiologia, neuroanatomia, Dor

Resumo

A análise por ressonância magnética (MRI) chamada "pain matrix", ou seja, as áreas do cérebro relacionadas à dor têm atraído grande interesse da comunidade científica, uma vez que o número de modelos animais e a facilitação de dados preditivos para agentes terapêuticos proporcionam um vasto conhecimento da função do sistema nervoso central nesta técnica. Diversos métodos de ressonância magnética têm sido desenvolvidos para estudar mudanças estruturais e funcionais no cérebro, em roedores, a ressonância magnética funcional revelou áreas cerebrais relacionadas ao processamento nociceptivo agudo, conectividade funcional em repouso tem sido amplamente utilizada para mapear as propriedades topológicas de redes cerebrais e a morfometria foi aplicada aos dados de ressonância magnética para examinar as diferenças de volume da substância cinzenta cerebral. A fim de elucidar os mecanismos cerebrais envolvidos no processamento da dor, nosso objetivo principal é avaliar as alterações cerebrais pela ressonância magnética em modelo de dor crônica em roedores, e os objetivos específicos são a análise de conectividade, atividade relacionada à dor e morfometria. Nossa hipótese é que as mudanças serão observadas em áreas que pertencem à matriz da dor (tálamo, córtex somatossensorial, córtex insular, córtex cingulado, córtex pré-motor, córtex motor primário, área motora suplementar, córtex pré-frontal, córtex parietal posterior, amígdala e mesencéfalo) nos diferentes grupos experimentais, como observado em humanos com dor crônica em comparação com indivíduos controle. No entanto, ainda é controverso quais áreas são exatamente parte desta matriz e o processo de plasticidade após a dor crônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUBBARD, CATHERINE S.; KARPOWICZ, JANE M.; FURMAN, ANDREW J.; DA SILVA, JOYCE TEIXEIRA; SEMINOWICZ, DAVID A.; TRAUB, RICHARD J.. Estrogen-dependent visceral hypersensitivity following stress in rats: An fMRI study. MOLECULAR PAIN, v. 12, . (14/20983-1)