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Estimação de forças de interação pneu-solo em condições todo-terreno

Processo: 14/27240-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de março de 2015
Data de Término da vigência: 14 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Paulo Augusto Valente Ferreira
Beneficiário:Rafael de Angelis Cordeiro
Supervisor: Alessandro Correa Victorino
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Technologie de Compiègne (UTC), França  
Vinculado à bolsa:14/06610-8 - Controle de trajetória de um veículo robótico de quatro rodas em condições adversas de terreno, BP.DR
Assunto(s):Estimação não linear   Veículos autônomos   Robótica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estimação não linear | Forças de interação pneu-solo | Robótica móvel | Veículos autônomos | Veículos todo-terreno | Robótica

Resumo

Este documento apresenta a proposta de um estágio no exterior, com duração de seis meses, para o Sr. Rafael Cordeiro, aluno da FEEC/UNICAMP, conforme previsto em seu plano de doutorado (Processo FAPESP 2014/06610-8). O objetivo deste estágio é desenvolver controladores de trajetória para veículos terrestres todo-terreno baseado em estimadores de forças de interação pneu-solo. O estágio será realizado no Laboratoire Heuristique et Diagnostic des Systèmes Complexes (HEUDIASYC) da França. O HEUDIASYC é um laboratório com enfoque na segurança e na mobilidade dos sistemas de transporte, apresentando diversos trabalhos na área de veículos autônomos e contando com variadas plataformas experimentais. Um de seus membros, o Prof. Dr. Alessandro Victorino, tutor do aluno neste estágio, vem trabalhando com afinco na temática de observadores de forças de interação pneu-solo: orientação de duas teses de doutorado, publicação de um livro e diversos artigos em periódicos e congressos. Este estágio será coordenado diretamente pelos orientadores do aluno: Profs. Drs. Paulo A. V. Ferreira e Ely C. de Paiva, da UNICAMP, e Prof. Dr. José Raul Azinheira, do Instituto Superior Técnico, Portugal. Os orientadores e o tutor do estágio têm um longo histórico de cooperações e podem contribuir substancialmente com a pesquisa. Sendo assim, com esta proposta nós requisitamos um estágio de seis meses no HEUDIASYC (França) sob a tutela do Prof. Dr. Alessandro Victorino para desenvolver estimadores de forças de interação pneu-solo em condições todo-terreno. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORDEIRO, RAFAEL A.; VICTORINO, ALESSANDRO C.; AZINHEIRA, JOSE R.; FERREIRA, V, PAULO A.; DE PAIVA, ELY C.; BUENO, SAMUEL S.. Estimation of Vertical , Lateral , and Longitudinal Tire Forces in Four-Wheel Vehicles Using a Delayed Interconnected Cascade-Observer Structure. IEEE-ASME TRANSACTIONS ON MECHATRONICS, v. 24, n. 2, p. 561-571, . (18/04905-1, 14/27240-4, 14/50851-0, 14/02672-9, 14/06610-8, 16/00693-4)
CORDEIRO, R. A.; RIBEIRO, A. M.; AZINHEIRA, J. R.; VICTORINO, A. C.; FERREIRA, P. A. V.; DE PAIVA, E. C.; BUENO, S. S.; IEEE. Road Grades and Tire Forces Estimation Using Two-Stage Extended Kalman Filter in a Delayed Interconnected Cascade Structure. 2017 28TH IEEE INTELLIGENT VEHICLES SYMPOSIUM (IV 2017), v. N/A, p. 6-pg., . (16/00693-4, 14/06610-8, 14/50851-0, 14/27240-4, 14/02672-9)
CORDEIRO, RAFAEL A.; VICTORINO, ALESSANDRO C.; FERREIRA, PAULO A. V.; DE PAIVA, ELY C.; BUENO, SAMUEL S.. Tire-Ground Forces Estimation in a 4-Wheel Vehicle Using a Delayed Interconnected Cascade-Observer Structure. IFAC PAPERSONLINE, v. 49, n. 15, p. 6-pg., . (14/27240-4, 14/06610-8, 14/02672-9)