Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes de interação entre gregos e não gregos: os frúria de fronteira na hinterlândia da Sicília grega

Processo: 15/03580-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 03 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Borba Florenzano
Beneficiário:Viviana Lo Monaco
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/25824-4 - Um estudo da paisagem no território da Sicília centro-meridional e o estudo de caso de Purtedda du Tauro (Caltanissetta, Sicília), BE.EP.DD
Assunto(s):Gregos   Grécia Antiga   Urbanismo   Territorialidade   Moeda (economia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia e moeda | Khora e espaço de fronteira (eskatiá) | Relação gregos-não gregos | Sicília grega | território e identidade | Urbanismo | Arqueologia da Grécia clássica

Resumo

O propósito desta pesquisa é investigar as formas, as funções e a continuidade de fruição dos centros que foram pontos focais de encontro entre gregos e não-gregos nos territórios de fronteira da khóra e do mundo da Sikanía: os frúria. Com o termo frúrion (φρούριον, ου) a literatura científica indica uma fortificação apta a proteger um centro habitacional e seu território. Os centros definidos frúria normalmente encontram-se em territórios fronteiríços ou de uma certa importância estratégica caraterizados por trânsitos/movimentos de vária natureza. A finalidade última do trabalho será compreender melhor, por meio da observação, da análise e da sistematização dos dados materias e das fontes literárias, a rede de conexão entre os frúria da Sicília centro-meridional e, logo, as formas de interação entre gregos e não-gregos, entre a khóra grega e o território indígena da Sicília entre os séculos VII-IV a.C. Entre a documentação material, serão analisados sobretudo os vestígios arquitetônicos e urbanísticos e a distribuição dos achados monetários. Também, tentaremos traçar um mapa das vias terrestres internas da ilha para determinar o sistema de comunicação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIVIANA LO MONACO. Frúrion: história e arqueologia de uma palavra. História, v. 39, . (20/04324-9, 15/03580-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONACO, Viviana Lo. Redes de interação entre gregos e não gregos: os frúria da hinterlândia da Sicília grega. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) São Paulo.