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Desenvolvendo medidas ecológicas e frequentes da estimulação cognitiva e psicossocial na infância no contexto de um programa de visitação para jovens gestantes

Processo: 16/13451-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Daniel Graça Fatori de Sá
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/22455-8 - Intervenções na primeira infância e trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional, AP.TEM
Assunto(s):Crianças   Infância   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | criança | desenvolvimento | estimulação precoce | interação mãe-criança | Primeira Infância | Infância

Resumo

INTRODUÇÃO: Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Nesse período, a interação parental é o principal determinante da estimulação psicossocial e cognitiva que, por sua vez, tem relação com melhor desempenho cognitivo, remuneração, escolaridade e menos problemas de saúde mental na vida adulta. A compreensão da estimulação precoce nos primeiros anos de vida tem como desafios a mensuração da qualidade do ambiente de forma acurada. Assim, o método de Experience Sampling (ES), uma forma de avaliação em tempo real que tem como intuito medir os fenômenos de interesse de forma temporalmente e ecologicamente próxima ao momento de ocorrência é ideal para estudos dessa natureza. OBJETIVOS: Verificar a eficácia de um programa de visitação para jovens gestantes sobre a estimulação cognitiva e psicossocial materna e desenvolver um protocolo de ES para avaliar estimulação cognitiva e psicossocial materna. MÉTODO: 80 primigestas com idade entre 14-20 anos, residentes de São Paulo, participantes de um estudo em andamento foram randomizadas para dois grupos: (1) programa de visitação por enfermeiras e (2) controle (pré-natal usual). Essas mães responderão questões sobre estimulação psicossocial e cognitiva diária da criança via aplicativo para smartphone quando os seus filhos completarem um ano de idade. O aplicativo será configurado para alertar a participante diariamente durante um período de 7 dias. Ao final deste período, as mães serão entrevistadas presencialmente com um questionário com as mesmas perguntas do protocolo de ES para validar o método de ES. (AU)

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Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FATORI, DANIEL; ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; POLANCZYK, GUILHERME V.. A global challenge: maternal depression and offspring mental disorders. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 29, n. 5, p. 3-pg., . (16/13451-9, 16/22455-8)
FATORI, DANIEL; ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; SHEPHARD, ELIZABETH; BRENTANI, HELENA; MATIJASEVICH, ALICIA; ARCHANJO FERRARO, ALEXANDRE; APARECIDA FRACOLLI, LISLAINE; CHIESA, ANNA MARIA; LECKMAN, JAMES; CONSTANTINO MIGUEL, EURIPEDES; et al. A randomized controlled trial testing the efficacy of a Nurse Home Visiting Program for Pregnant Adolescents. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (16/13451-9, 16/22455-8, 18/22396-7)
FATORI, DANIEL; ARGEU, ADRIANA; BRENTANI, HELENA; CHIESA, ANNA; FRACOLLI, LISLAINE; MATIJASEVICH, ALICIA; MIGUEL, EURIPEDES C.; POLANCZYK, GUILHERME. Maternal Parenting Electronic Diary in the Context of a Home Visit Intervention for Adolescent Mothers in an Urban Deprived Area of Sao Paulo, Brazil: Randomized Controlled Trial. JMIR MHEALTH AND UHEALTH, v. 8, n. 7, . (16/13451-9)
FATORI, DANIEL; MATIJASEVITCH, ALICIA; BRENTANI, HELENA; MIGUEL, EURIPEDES CONSTANTINO; POLANCZYK, GUILHERME. THE EFFECTS ON CHILD DEVELOPMENT OF A NURSE HOME VISITATION PROGRAM FOR PREGNANT YOUTH LIVING IN ADVERSE CONDITIONS: A RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 58, n. 10, p. 1-pg., . (16/13451-9)
FATORI, DANIEL; MATIJASEVITCH, ALICIA; BRENTANI, HELENA; MIGUEL, EURIPEDES CONSTANTINO; POLANCZYK, GUILHERME. MATERNAL CARE AND ITS ASSOCIATION WITH DEPRESSION AND STRESS: A SMARTPHONE DAILY DIARY STUDY IN THE CONTEXT OF A HOME-VISITING INTERVENTION FOR ADOLESCENT MOTHERS LIVING IN ADVERSE CONDITIONS IN SAO PAULO, BRAZIL. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 58, n. 10, p. 1-pg., . (16/13451-9)
FATORI, DANIEL; POLANCZYK, GUILHERME V.. The role of digital technology in bridging the child mental health care gap. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 28, n. 4, p. 2-pg., . (16/13451-9, 16/22455-8)