Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento do PCK de professores de química durante cursos de formação profissional

Processo: 16/16354-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Luciane Fernandes de Goes Bazetti
Supervisor: Ingo Eilks
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Bremen, Alemanha  
Vinculado à bolsa:14/14356-4 - Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo, BP.DR
Assunto(s):Ensino de química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:chemistry | Continuing Development Programs (CDP) | Pedagogical Content Knowledge (PCK) | Teachers' professional knowledge | Ensino de Química

Resumo

Este plano de estudo descreve um estágio de pesquisa no exterior para investigar o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores alemães de química como consequência de suas participações em um curso de desenvolvimento profissional. O estágio será realizado no Departamento de Biologia e Química, na Universidade de Bremen, na Alemanha. Este projeto irá contribuir com a pesquisa de doutorado e expandir uma parceria de colaboração. O principal interesse é aprender como promover o desenvolvimento profissional através do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). O PCK é considerado o conhecimento que distingue um professor de outro profissional da área, é o conhecimento que permite ao professor tornar um determinado assunto acessível aos alunos e inclui o conhecimento dos professores sobre o pensamento dos estudantes e as melhores estratégias em relação a um determinado tema. Devido às suas características é importante tentar desenvolvê-lo durante a formação de professores (inicial e continuada) e, dessa forma, existe uma necessidade de analisar o desenvolvimento do PCK de professores como resultado de uma intervenção feita como, por exemplo, um curso de formação. Assim, com este projeto pretende-se documentar e analisar como o desenvolvimento do PCK ocorre entre os professores alemães envolvidos em um curso de formação de professores de química. Primeiramente, cursos de desenvolvimento profissional promovidos pela Universidade de Bremen serão acompanhados com intuito de aprender como esses programas são desenvolvidos. Em paralelo, serão realizadas entrevistas com alguns professores de cada fase ao longo do curso (estudantes cursando o bacharelado; depois de um ano de Mestrado em Educação; durante o programa de estágio e professores que já estejam atuando em sala de aula por alguns anos) para identificar em que momento e de que forma o PCK pode estar sendo desenvolvido. No retorno ao Brasil, será proposto um curso de formação continuada para professores de química, utilizando algumas das estratégias que mais influenciaram o desenvolvimento do PCK dos professores em Bremen e comparar o desenvolvimento do PCK desses dois grupos de professores. A seleção dos dados estará baseada na busca de quais concepções, estratégias e abordagens os professores aprendem e utilizam durante suas atividades de planejar, ensinar, trabalhar com os alunos e refletir. A análise dos dados será feita a partir de categorias pré-estabelecias por modelos de PCK relatados na literatura de modo a se verificar o desenvolvimento desse conhecimento nesses professores de química.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOES, LUCIANE F.; FERNANDEZ, CARMEN; EILKS, INGO. The Development of Pedagogical Content Knowledge about Teaching Redox Reactions in German Chemistry Teacher Education. EDUCATION SCIENCES, v. 10, n. 7, . (13/07937-8, 14/14356-4, 16/16354-4)