Busca avançada
Ano de início
Entree

Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo

Processo: 14/14356-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 01 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Luciane Fernandes de Goes Bazetti
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):16/16354-4 - O desenvolvimento do PCK de professores de química durante cursos de formação profissional, BE.EP.DR
Assunto(s):Formação de professores   Material didático   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conhecimento de professores | conhecimento pedagógico do conteúdo | formação de professores | processos redox | reações de oxidorredução | Ensino de Química

Resumo

O conteúdo reações de oxidorredução tem sido apontado como sendo um dos de maior dificuldade dos estudantes e é de fundamental importância que os professores desenvolvam o Conhecimento Pedahgógico do Conteúdo (PCK) de tal conteúdo para melhor abordá-lo em sua prática pedagógica. Assim, neste trabalho pretende-se elaborar, implementar e analisar um curso voltado para a formação continuada de professores de Química com intuito de desenvolver o PCK sobre os processos redox, de maneira a contribuir para a superação de dificuldades comumente verificadas. Primeiramente serão analisados como livros didáticos do Ensino Médio abordam esse conteúdo e um paralelo com as dificuldades dos estudantes será traçado. A seguir, serão investigadas as dificuldades de professores do Ensino Médio em relação ao ensino desse conteúdo. Os dados serão coletados através de questionários com professores e do CoRe. Cursos de formação continuada que foquem no desenvolvimento do PCK serão pesquisados e, posse desses dados será planejado e implementado um curso de formação continuada com intuito de desenvolver o PCK de professores sobre processos redox. O curso será registrado em áudio e vídeo e analisado bem como observações de práticas de sala de aula. Para a análise de dados utilizar-se-á a Análise de Conteúdo utilizando-se categorias pré-estabelecidas na literatura apresentadas em modelos de conhecimentos de professores, de forma a poder analisar o desenvolvimento do PCK de oxidorredução desses professores e propor implementações no curso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOES, LUCIANE F.; FERNANDEZ, CARMEN; EILKS, INGO. The Development of Pedagogical Content Knowledge about Teaching Redox Reactions in German Chemistry Teacher Education. EDUCATION SCIENCES, v. 10, n. 7, . (13/07937-8, 14/14356-4, 16/16354-4)
GOES, LUCIANE F.; NOGUEIRA, KEYSY S. C.; FERNANDEZ, CARMEN. LIMITATIONS OF TEACHING AND LEARNING REDOX: A SYSTEMATIC REVIEW. PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY, v. 78, n. 5, p. 21-pg., . (14/14356-4, 13/07937-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAZETTI, Luciane Fernandes de Goes. Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo. São Paulo, 2018. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.