Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de derivados 2-desóxi glicosídicos de antraciclinas

Processo: 16/21194-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 14 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Ivone Carvalho
Beneficiário:Maristela Braga Martins Teixeira
Supervisor: Maria Carmen Galan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Bristol, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:15/10837-0 - Síntese de novos derivados de antraciclina contendo azido glicosídeos, BP.DR
Assunto(s):Citotoxicidade   Antineoplásicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alpha-selective glycosylation | Anticâncer | cytotoxicity | doxorubicin | Organocatalysis | 2-deoxy glycoside | Química Farmacêutica Medicinal

Resumo

Doxorrubicina é uma antraciclina classificada entre os quimioterápicos mais eficazes contra o câncer. É constituída por 3-amino-2,3,6-desoxi-L-fucose (daunosamina) ligada a um sistema quinona-hidroquinona, e atua por intercalação ao DNA, geração de estresse oxidativo e envenamento de topoisomerase II. À parte do seu valor terapêutico, multirresistência e cardiotoxicidade grave são importantes limitações consequentes do tratamento com doxorrubicina. Para superar estas desvantagens, análogos de nova geração foram sintetizados, tendo a porção carboidrato como alvo das variações estruturais mais bem sucedidas em termos de eficácia e toxicidade. Com base em glicodiversificação química, este projeto explorará 2-desóxi e 3-amino-2,3-didesóxi glicosídeos, que são prevalentes em muitos outros produtos naturais bioativos, para serem combinados com a aglicona de doxorubicina. São propostos quatro novos glicosídeos, que serão preparados por uma abordagem semi-sintética. Doxorubicinona protegida será o aceptor para glicosilações catalisadas alfa-seletivas, com glucais e galactais convenientemente manipulados como doadores glicosídicos. Os análogos preparados serão testados para atividade anticâncer em um painel de linhagens celulares cancerígenas (células HeLa de câncer cervical, células MCF-7 e MDA-MB31 de câncer de mama e células E12 de câncer de cólon) e em um modelo de células sadias (fibroblastos humanos de pulmão WI-38).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALO-NIETO, CARLOS; SAU, ABHIJIT; JEANNERET, ROBIN; PAYARD, PIERRE-ADRIEN; SALAME, AUDE; MARTINS-TEIXEIRA, MARISTELA BRAGA; CARVALHO, IVONE; GRIMAUD, LAURENCE; GALAN, M. CARMEN. Copper Reactivity Can Be Tuned to Catalyze the Stereoselective Synthesis of 2-Deoxyglycosides from Glycals. ORGANIC LETTERS, v. 22, n. 5, p. 1991-1996, . (16/21194-6)