Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da produção de discursos científicos e educacionais no ensino de ciências: construção de verdade e questões sociocientíficas em periódicos brasileiros

Processo: 17/07630-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Samuel Molina Schnorr
Supervisor: Ralph Levinson
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha  
Vinculado à bolsa:15/21926-4 - Filosofia no ensino de ciências: problematizando discursos no pensamento científico contemporâneo, BP.DR
Assunto(s):Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brazilian Journals | Science Education | Scientific And Educational Discourses | Socio-Scientific Issues | Ensino de ciências

Resumo

O trabalho proposto é constituído pelas ações de pesquisa desenvolvidas na pesquisa de doutorado realizada desde 2015 e oferece uma investigação orientada por temas de filosofia e ciência, por meio de questões sociocientíficas evidenciadas no ensino de ciências. O material investigado nesta pesquisa é constituído por 10 revistas que foram avaliadas e classificadas pela CAPES como as melhores revistas em ensino de ciências. A análise será feita entre os anos de 1997 a 2016, abrangendo os últimos vinte anos de publicações sobre ensino de ciências, enquanto uma das revistas, a mais antiga do Brasil nesta área, será examinada desde o ano de sua criação: 1979. O método de coleta de dados e análise dos resultados baseia-se na pesquisa do filósofo Michel Foucault, conhecida como arqueogenealogia, que consiste em unir os dois principais movimentos utilizados por Foucault: arqueologia e genealogia (Foucault, 2011; 2008). Propõe-se, portanto, analisar historicamente e filosoficamente o arquivo de artigos publicados em revistas brasileiras, a fim de entender que tipo de práticas levam à existência e ao desenvolvimento de discursos com pretensão de verdade. Da mesma forma, gostaríamos de entender como a ciência é atualmente aceita como uma instituição que controla a verdade e a razão, e como isso está relacionado com as questões sociocientíficas na sociedade e ensino de ciências. Finalmente, analisaremos os processos de produção e difusão do conhecimento, especialmente no que diz respeito aos mecanismos de circulação e propagação social dos resultados científicos derivados do ensino de ciências, bem como a justaposição do discurso científico no pedagógico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMUEL MOLINA SCHNORR; MAURÍCIO PIETROCOLA. A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências. Ciência e Educação, v. 27, . (17/07630-0, 15/21926-4)