Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância da proteína tirosina fosfatase de baixo peso molecular na reprogramação do metabolismo tumoral

Processo: 17/16625-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Carmen Veríssima Ferreira
Beneficiário:Erica Mie Akagi da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transdução de sinais   Metástase   Leucemia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leucemia | Metástase | Proteína tirosina fosfatase de baixo peso molecular | Reprogramação metabólica | Resistência | Tumores Sólidos | Transdução de Sinal

Resumo

As células tumorais devem reunir componentes celulares necessários para a síntese de macromoléculas (nucleotídeos, proteínas, lipídios) e muita energia para duplicar seu genoma e ampliar a sua biomassa. Para tanto, os tumores alteram o metabolismo celular para contribuir para a tumorigênese e malignidade. As características metabólicas e as vias através das quais as células tumorais adquirem e reabastecem suas necessidades metabólicas é diferente das células normais, devido reprogramação metabólica, característica típica do tumor. Não há um consenso de como e quais vias metabólicas estão relacionadas à carcinogênese, porém muitos estudos apoiam a hipótese do efeito Warburg, em que a célula utiliza a via glicolítica, metabolizando a glicose até lactato, mesmo na presença de oxigênio. Outras mudanças metabólicas muito observadas em tumores são: prevalência de mutações mitocondriais, a ativação do metabolismo anabólico lipídico e oxidação rápida e parcial da glutamina. Essas reprogramações metabólicas podem ser responsáveis por conferir aos tumores características malignas. Uma melhor compreensão do metabolismo das células cancerígenas pode elucidar melhor o tumor em si e abrir portas para a concepção de medicamentos antitumorais que são mais eficazes e menos tóxicos para células normais. Além disso, ênfase tem sido dada na identificação de proteínas chaves que contribuem para a plasticidade do metabolismo tumoral. Recentemente, nosso grupo demonstrou que a proteína tirosina fosfatase de baixo peso molecular (LMWPTP) atua como um mediador da reprogramação do metabolismo da glicose em células leucêmicas resistentes. No presente projeto avaliaremos se a LMWPTP exerce o mesmo papel em células de tumores sólidos (melanoma, pâncreas e cólon retal) e se a cultura tridimensional (3D) destas células também poderá influenciar no perfil glicolítico. Além do mais, pretendemos averiguar em maiores detalhes como a LMWPTP modula a função mitocondrial. Para isso, linhagens de tumores hematopoiéticos e sólidos com alta e baixa expressão da LMWPTP serão utilizadas e avaliaremos a função mitocondrial (através do consumo de oxigênio), expressão de proteínas mitocondriais (VDAC, SDH, PPARGC1A), proteínas moduladoras da fissão/fusão (Fissão: Drp-1, Fusão: Mfn1 e Mfn2), além de examinarmos o nível de expressão de proteínas chaves do metabolismo de lipídios (ACLY, FASN) e glutamina (GLUL, GLS). Desta forma, o presente projeto contribuirá para adicionar novos conhecimentos sobre a função da LMWPTP na regulação do metabolismo de células tumorais e, portanto, reforçar a hipótese desta fosfatase ser um alvo terapêutico, visando diminuir a agressividade de células tumorais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA OLIVEIRA, PATRICIA F.; FARIA, ALESSANDRA V. S.; CLERICI, STEFANO P.; AKAGI, ERICA M.; CARVALHO, HERNANDES F.; JUSTO, GISELLE Z.; DURAN, NELSON; FERREIRA-HALDER, CARMEN, V. Violacein negatively modulates the colorectal cancer survival and epithelial-mesenchymal transition. Journal of Cellular Biochemistry, v. N/A, p. 12-pg., . (17/16625-0, 18/03593-6, 14/50938-8, 20/04409-4, 17/08119-8)
CLERICI, STEFANO PIATTO; DE SOUZA OLIVEIRA, PATRICIA FERNANDES; AKAGI, ERICA MIE; CORDEIRO, HELON GUIMARAES; AZEVEDO-MARTINS, JORDANA MARIA; DE SOUSA FARIA, ALESSANDRA VALERIA; FERREIRA-HALDER, CARMEN VERISSIMA. A comprehensive review on the role of protein tyrosine phosphatases in gastric cancer development and progression. Biological Chemistry, v. 402, n. 6, p. 663-674, . (17/08119-8, 17/16625-0, 15/20412-7, 18/03593-6)