Busca avançada
Ano de início
Entree

Integrando a fisiologia da sinapse, contração muscular e sistema nervoso autônomo com um jogo educacional: percepção discente e efeito sobre o aprendizado

Processo: 17/25690-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Amicio Pina de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Ensino e aprendizagem   Métodos de ensino   Jogos educativos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino | Fisiologia | Metodologias Ativas | Ensino de Fisiologia

Resumo

O uso de jogo educacionais é uma das estratégias de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas e capacidade para trabalhar em grupo. Também podem aumentar o interesse e motivação dos alunos, e favorecer seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor. Neste contexto, em 2014, foi desenvolvido um jogo educacional para integração da fisiologia da sinapse, contração muscular e sistema nervoso autônomo, o qual tem sido utilizado no curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Na percepção dos alunos, o uso do jogo educacional acima citado parece ser útil para o seu aprendizado, porque o jogo "deixa o conteúdo mais claro", "ajuda na visualização de conteúdos mais abstratos" e "torna a aula mais dinâmica". Estes resultados são preliminares e não são suficientes para se afirmar que o jogo educacional melhora o aprendizado dos alunos. Os objetivos deste projeto de iniciação científica são avaliar a percepção dos estudantes que utilizaram este jogo educacional nos anos de 2017 e 2018, avaliar o efeito do uso deste jogo educacional sobre o aprendizado dos alunos, por meio de pré e pós testes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOZO, LAIS TONO; CASTRO, AMICIO PINA; GUIMARAES, ALEXSANDRO FERREIRA; PAULA GUTIERREZ, LUCILA LUDMILA; MONTREZOR, LUIS HENRIQUE; MARCONDES, FERNANDA KLEIN. Integrating synapse, muscle contraction, and autonomic nervous system game: effect on learning and evaluation of students' opinions. ADVANCES IN PHYSIOLOGY EDUCATION, v. 44, n. 2, p. 153-162, . (17/25690-0)