Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do dimetil fumarato na encefalomielite experimental autoimune. ativação de Linfócitos T reguladores na mucosa intestinal?

Processo: 18/03432-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Leonilda Maria Barbosa dos Santos
Beneficiário:Amanda Dias da Rocha Lima
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Esclerose múltipla   Neurologia   Mucosa intestinal   Linfócitos T reguladores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ativação de linfócitos T e B | doença auto-imune | encefalomielite experimental autoimune | Esclerose Múltipla | Linfocitos T reguladores | Mucosa Intestinal | neurologia

Resumo

A administração in vivo do dimetil fumarato (DMF) reduz, de forma significativa, a gravidade da encefalomielite experimental autoimune (EAE). Estudos recentes mostram que a redução da gravidade da EAE pelo tratamento com o DMF se deve ao fato de o monometil fumarato (MMF) reduzir a produção de citocinas pró-inflamatórias pela estimulação do receptor HCAR2 presente nas células dendríticas. Uma vez que o DMF é metabolizado em MMF no intestino, é possível que esse fármaco também ative a resposta anti-inflamatória na mucosa intestinal, o que interfere com a evolução da doença autoimune do sistema nervoso central (SNC). As células epiteliais do intestino também expressam o HCAR2. Nessa proposta é nosso objetivo estudar se o MMF através da ligação com o HCAR2 reduz a produção das citocinas pró-inflamatórias, induz a ativação de linfócitos T reguladores e a produção de PGE2 na mucosa intestinal de camundongos com EAE e a consequente inibição da evolução da doença no SNC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Amanda Dias da Rocha. Efeito do dimetil fumarato na encefalomielite experimental autoimune: ativação de linfócitos T reguladores na mucosa intestinal?. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.