Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da microheterogeneidade da N- e O-glicosilação de toxinas de serpentes do gênero Bothrops: identificação de glicopeptídeos intactos.

Processo: 18/08794-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 06 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 05 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Solange Maria de Toledo Serrano
Beneficiário:Débora Andrade Silva
Supervisor: Martin R. Larsen
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Southern Denmark (SDU), Dinamarca  
Vinculado à bolsa:16/16935-7 - Uma perspectiva sobre as modificações pós-traducionais em toxinas de venenos do gênero Bothrops: identificação proteômica de sítios específicos de N-glicanos e cisteínas., BP.DR
Assunto(s):Bothrops   Espectrometria de massas   Venenos de serpentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bothrops | intact glycopeptides | mass spectrometry | N-glycosylation | O-glycosylation | Snake venom | Glicoproteômica

Resumo

Venenos de serpentes são uma fonte rica em moléculas com atividade biológica, cuja maior parte são proteínas. A presença de modificações pós-traducionais (MPT) nestas proteínas, como a glicosilação, tem sido evidenciada em muitos estudos. Entretanto, a completa caracterização desta MPT ainda não foi alcançada, apesar de sua importância. A espectrometria de massas é uma técnica importante para a análise de glicosilação de proteínas e os recentes avanços nos novos equipamentos trouxeram mais possibilidades para o desafio da identificação dos sítios de glicosilação. Neste tipo de análise, é essencial sequenciar simultaneamente a cadeia polipeptídica e a cadeia de glicanos. Neste cenário, novas metodologias de fragmentação como Higher Energy Collisional Dissociation (HCD) e HCD-product Dependent Electron-Transfer Dissociation (HCDpdETD) surgiram como tecnologias promissoras. Desta forma, neste projeto, nós nos propomos a analisar os N-glicopeptídeos e O-glicopeptídeos intactos presentes nas glicoproteínas dos venenos de Bothrops jararaca, B. alcatraz, B. insularis, B. cotiara, B. jararacussu, B. moojeni, and B. fonsecai. Como metodologia de enriquecimento dos glicopeptídeos gerados pela tripsina, nos propomos a usar Hydrophilic Interaction Chromatography (HILIC) e dióxido de titânio em experimentos combinados e independentes. Estes dados irão possibilitar a compreensão da microheterogeneidade da glicosilação de toxinas, do padrão de glicosilação de cada classe de toxina e, se possível, avaliar as modificações das cadeias de glicanos, como a acetilação de unidades de ácido siálico. A O-glicosilação é uma característica especial que merece uma investigação mais apropriada, dado o fato de sua presença e importância em toxinas de venenos de serpentes ser completamente desconhecida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, DEBORA ANDRADE; ROSA-FERNANDES, LIVIA; PALMISANO, GIUSEPPE; TRAVAGLIA-CARDOSO, SILVIA R.; TOLEDO SERRANO, SOLANGE M.; LARSEN, MARTIN R.. Exploring the glycosylation levels of snake venom proteins by mass spectrometry: microheterogeneity determination of sweet spots in toxins of Bothrops snake genus. MOLECULAR & CELLULAR PROTEOMICS, v. 18, n. 8, p. 1-pg., . (13/07467-1, 18/08794-0, 16/16935-7)