Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre jantar tarde e duração do sono com o prognóstico de pacientes em hemodiálise

Processo: 19/22232-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcos Ferreira Minicucci
Beneficiário:Vitória Mori
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição   Insuficiência renal crônica   Doenças cardiovasculares   Diálise renal   Bioquímicos   Antropometria   Inquéritos e questionários   Regressão logística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Jantar tarde | Nutrição

Resumo

A doença renal crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública. Pacientes com DRC tem risco de morte maior do que a população geral e a principal causa é a doença cardiovascular (DCV). Estudos epidemiológicos e de intervenção sugerem que o jantar tarde e a duração do sono estão associado à maior risco de obesidade e de DCVs. No entanto, esses hábitos não foram avaliados em pacientes em hemodiálise. Logo, o objetivo deste estudo é avaliar a associação entre jantar tarde e horas de sono com a taxa de internação hospitalar e a mortalidade em pacientes em hemodiálise no período de 6 meses após a avaliação. Serão incluídos prospectivamente no estudo todos os pacientes com diagnóstico de DRC estágio 5 terminal em tratamento por hemodiálise há pelo menos três meses, com idade maior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e com acompanhamento na Unidade de Diálise do HC/FMB. Estimamos incluir 100 pacientes. Serão registrados os dados demográficos, clínicos, exames bioquímicos e antropométricos. O paciente será orientado a registrar o horário do jantar, o horário que foi dormir, e o horário que acordou durante 1 semana. O registro alimentar de 3 dias e o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) serão aplicados. Para avaliar a associação entre jantar tarde e horas de sono com a necessidade de internação e mortalidade utilizaremos a análise de regressão logística uni e multivariada. O nível de significância adotado será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORI, VITORIA; DA SILVA NEVES, RENAN; PEREIRA, AMANDA GOMES; DE SOUZA DORNA, MARIANA; VIEIRA, NAYANE MARIA; DA SILVA, MARYANNE ZILLI CANEDO; LAZZARIN, TALINE; RODRIGUES, HELLEN CHRISTINA NEVES; PONCE, DANIELA; BALBI, ANDRE LUIS; et al. Self-reported sleep time and physical activity are associated with outcomes in hemodialysis patients: a cohort study. JOURNAL OF NEPHROLOGY, v. N/A, p. 3-pg., . (19/22232-7)
BARBOSA, ELISABETE MOUZINHO SOARES; PEREIRA, AMANDA GOMES; MORI, VITORIA; NEVES, RENAN DA SILVA; VIEIRA, NAYANE MARIA; SILVA, MARYANNE ZILLI CANEDO; SEKI, MARCOS MITSUO; RODRIGUES, HELLEN CHRISTINA NEVES; COSTA, NARA ALINE; PONCE, DANIELA; et al. Comparison between FRAIL Scale and Clinical Frailty Scale in predicting hospitalization in hemodialysis patients. JOURNAL OF NEPHROLOGY, v. N/A, p. 7-pg., . (19/22232-7)