Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular dos efeitos do veneno de Bothrops jararaca: análise de células pulmonares em cultura e tecido pulmonar de camundongo por abordagens proteômica e imuno-histoquímica.

Processo: 22/16146-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Solange Maria de Toledo Serrano
Beneficiário:Ana Luiza Teixeira Silva
Instituição Sede:Instituto Butantan. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07467-1 - CeTICS - Centro de Toxinas, Imuno-resposta e sinalização Celular., AP.CEPID
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Peptidômica   Proteômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bothrops jararaca venom | Immunohistochemistry | Lung cell | Mouse lung tissue | Peptidomics | Proteomics | Proteômica/Imunohistoquímica

Resumo

O envenenamento por picada de serpentes viperídeas é caracterizado por efeitos locais e sistêmicos devido à atividade combinada de uma variedade de toxinas que exibem funções sinérgicas e antagônicas. Cada estágio do fenômeno do envenenamento gera mudanças importantes nos níveis molecular, celular, tecidual e do organismo. Entre os desafios de estudar venenos e envenenamentos, descobrir os mecanismos moleculares subjacentes à dinâmica do envenenamento, que inclui respostas sistêmicas que progridem de células e tecidos locais para todo o organismo, é crucial para o desenvolvimento de alternativas de tratamento. Considerando que o envenenamento ofídico é um problema de saúde pública, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que a incapacidade gerada pelo envenenamento é reconhecida na categoria A de Doenças Tropicais Negligenciadas, o presente plano de bolsa de pós-doutorado visa caracterizar molecularmente os efeitos do veneno de Bothrops jararaca em um estudo de sistemas expandidos de hospedeiros mamíferos, aplicando abordagens proteômicas e imuno-histoquímicas para analisar células endoteliais pulmonares em cultura e tecido pulmonar de camundongos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
SILVA, ANA LUIZA T.; DE BARROS, BIANCA C. S. C.; DA SILVA, JOANDERSON P. C.; CARVALHO, ISABEL S.; SANTORO, MARCELO L.; CHAVES, ALISON F. A.; SERRANO, SOLANGE M. T.. . JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 325, p. 13-pg., . (23/08327-0, 19/07618-6, 20/12317-2, 19/26476-8, 22/16146-3, 13/07467-1, 21/10570-5)