Busca avançada
Ano de início
Entree

Supressão da metástase no câncer de mama pela família miRNA-200 entregue por vesículas extracelulares.

Processo: 23/14740-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Beneficiário:Caroline Patini de Rezende
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Metástase   MicroRNAs   Vesículas extracelulares   Oncologia experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de mama | Metástase | miRNAs | vesículas extracelulares | Oncologia Experimental

Resumo

A metástase do câncer de mama (CM) é um processo complexo no qual as células tumorais se disseminam para outros órgãos, e é responsável pela maioria das mortes causadas por esta doença. Esse fenômeno é uma das maiores preocupações no tratamento do câncer de mama, pois aumenta significativamente a sua gravidade e dificulta a eficácia dos tratamentos disponíveis. Apesar dos inúmeros esforços dedicados à prevenção, a metástase continua a ser o principal desafio enfrentado pela ciência médica no contexto do CM. O melhor entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos na metástase e o controle da expressão de genes a ela relacionados pode ser uma estratégia eficaz na sua prevenção. Nesse contexto, a transfecção de miRNAs para as células tumorais com o objetivo de suprimir proteínas e fatores de transcrição relacionados ao câncer é considerada uma abordagem promissora. ZEB1 é um dos fatores de transcrição associado à metástase, especialmente na transição epitélio-mesenquimal, e pode ser inibido pela família miRNA-200. Embora muitos estudos tenham demonstrado o potencial dos miRNAs-200 no controle do ZEB1 e na subsequente expressão de suas proteínas a jusante, a entrega eficaz desse miRNA através da corrente sanguínea permanece um desafio significativo na busca por uma terapia injetável viável. O objetivo deste estudo consiste em utilizar vesículas extracelulares (VEs) carregadas com a família de miRNA-200, para uma entrega direta nas células de CM com o intuito de promover a supressão da metástase. As VEs serão obtidas de células-tronco mesenquimais de tecido adiposo e carregadas com miRNA-200. Posteriormente, investigaremos o impacto do tratamento com VEs/miR200, tanto com quanto sem a exposição ao TGF-beta, nas células MDA-MB-231, MCF7 e 4T1, avaliando os níveis de ZEB1 e outras proteínas associadas à metástase, bem como apoptose e angiogênese. Além disso, também será realizado experimento in vivo para avaliar o controle da metástase nos principais órgãos de camundongos fêmeas xenoenxertadas com CM após injeção de VEs/miRNA. Portanto, nosso estudo pode representar um avanço promissor no desenvolvimento de novos medicamentos anti-metastáticos eficazes para pacientes com câncer de mama.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE REZENDE, CAROLINE PATINI; ALVES, DEBORA DE LIMA; CHUFFA, LUIZ GUSTAVO DE ALMEIDA; ZUCCARI, DEBORA APARECIDA PIRES DE CAMPOS. Extracellular vesicles and miRNA-based therapies in triple-negative breast cancer: advances and clinical perspectives. EXTRACELLULAR VESICLES AND CIRCULATING NUCLEIC ACIDS, v. 6, n. 1, p. 18-pg., . (23/14740-8, 20/12970-8)