Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo longitudinal dos marcadores metabólicos e fisiológicos no desenvolvimento da obesidade e síndrome metabólica em ratos alimentados com dieta hiperlipídica

Resumo

A obesidade é caracterizada pelo aumento de tecido adiposo e o estresse metabólicodecorrente desse evento favorece nesses tecidos inflamação local e sistêmica. Asprincipais citocinas envolvidas nesse processo aumentam as chances do aparecimentode resistência insulínica (RI), diabetes mellitus 2 (DM2), hipertensão arterial (HA),aumento da pressão intracraniana (PIC), doenças cardiovasculares (DCV) e SíndromeMetabólica (SM). Dentre as complicações metabólicas da obesidade, a DM2 écaracterizada por alterações na homeostase da glicose e secreção de insulina pelopâncreas, e ainda aumenta o risco de AVC por aumento da PIC e da HA. Neste sentido,ressalta-se a influência do exercício físico em modular o metabolismo muscular eregular os marcadores inflamatórios. Dentre as miocinas secretadas, a irisina além deexercer efeitos benéficos no metabolismo de glicose e lipídios, estimula a termogênese,lipólise e transdiferenciação de adipócitos brancos, entretanto nada se sabe sobre suaação na PIC e na HA. Dessa forma, os objetivos serão avaliar e caracterizar osmarcadores metabólicos e fisiopatológicos no desenvolvimento da obesidade e SM emratos alimentados com dieta hiperlipídica, e sua interferência nos parâmetros quemodificam a PIC, HA e modulam a expressão de irisina. Para tal, ratos Wistar receberãodieta hiperlipídica por 24 semanas para indução da obesidade. Assim, iremos determinarnesse modelo, o comportamento da irisina no desenvolvimento da obesidade e nainterferência do exercício físico de 8 semanas além de seu efeito na PIC e na HA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FURINO, VANESSA DE OLIVEIRA; ALVES, JOAO MANOEL; MARINE, DIEGO ADORNA; SENE-FIORESE, MARCELA; DOS SANTOS RODRIGUES, CARLA NASCIMENTO; ARRAIS-LIMA, CRISTINA; MATTIELLO, STELA MARCIA; DE CASTRO, CYNTHIA APARECIDA; BORRA, RICARDO CARNEIRO; ROCHA, MARINA CAMPOS; MALAVAZI, IRAN; GARCIA DE OLIVEIRA DUARTE, ANA CLAUDIA. Dietary Intervention, When Not Associated With Exercise, Upregulates Irisin/FNDC5 While Reducing Visceral Adiposity Markers in Obese Rats. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 12, AUG 13 2021. Citações Web of Science: 0.
ALVES, JOAO MANOEL; GOMES TELES, RAMON HANDERSON; GOMES GATTO, CAMILA DO VALLE; MUNOZ, VITOR ROSETTO; COMINETTI, MARCIA REGINA; GARCIA DE OLIVEIRA DUARTE, ANA CLAUDIA. Mapping Research in the Obesity, Adipose Tissue, and MicroRNA Field: A Bibliometric Analysis. CELLS, v. 8, n. 12 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.