Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo 15/19316-3: citômetro

Processo: 18/12589-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Mauro Ferreira de Azevedo
Beneficiário:Mauro Ferreira de Azevedo
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/19316-3 - Mecanismos de egresso em P. falciparum: identificação de novos alvos terapêuticos, AP.JP
Assunto(s):Fluorescência  Citometria de fluxo  Malária  Saúde pública  Equipamentos multiusuários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:célula | Citometria | fluorescência | Citometria de Fluxo
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU:https://www.unifesp.br/campus/san7/pesquisa/equipamentos-
Tipo de equipamento:Processos Biológicos - Caracterização - Contagem células (inclui citômetros)
Fabricante: Merck
Modelo: Guava easyCyte 5 System

Resumo

A malária é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O sequenciamento dos genomas de várias espécies do seu agente causador, um protozoário do gênero Plasmodium, seguido de estudos de larga escala como transcriptomas e proteomas, tem permitido uma maior compreensão sobre a biologia do parasita e sua interação com o hospedeiro. Em paralelo, milhares de compostos têm sido testados, sendo encontrados alguns com efeito significativo sobre o desenvolvimento e/ou proliferação do parasita em culturas de células in vitro. A genética reversa tem permitido determinar quais genes codificam proteínas essenciais a determinadas fases do ciclo de vida do parasita e eventualmente compreender sua função. De forma complementar, linhagens de parasitas transgênicos podem ser utilizados para identificar compostos com atividades antiparasitária e eventualmente fornecer indícios sobre seus alvos. Neste projeto, serão utilizadas linhagens nocaute condicional para as quinases PKG e CDPK5, que também expressam o gene repórter que codifica a Nano-Luciferase (Nluc) secretado para o vacúolo parasitoforo ou exportado para o citosol do eritrócito, para elucidar o papel das quinases no egresso do parasita da hemácia infectada e na identificação de outras moléculas envolvidas. Será testado o efeito de novos compostos com atividade antiparasitária sobre algumas funções celulares essenciais como transporte de proteínas, saída e entrada na célula hospedeira, entre outros. Além disso, serão investigadas metodologias que visem ao aprimoramento da tecnologia para expressão gênica condicional e o uso de linhagens transgênicas bioluminescentes para a identificação do alvo de novos antimaláricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERDAGUER, I. B.; CRISPIM, M.; ZAFRA, C. A.; SUSSMANN, R. A. C.; BURITICA, N. L.; MELO, H. R.; AZEVEDO, M. F.; ALMEIDA, F. G.; KIMURA, E. A.; KATZIN, A. M.. Exploring Ubiquinone Biosynthesis Inhibition as a Strategy for Improving Atovaquone Efficacy in Malaria. Antimicrobial Agents and Chemotherapy, v. 65, n. 4, . (18/12589-2, 17/22452-1, 15/19316-3)
LIMA, CAROLINE; VERDAGUER, IGNASI B.; WUNDERLICH, GERHARD; KATZIN, ALEJANDRO M.; CRABB, BRENDAN S.; GILSON, PAUL R.; AZEVEDO, MAURO F.. Conditional expression of NanoLuc luciferase through a multimodular system offers rapid detection of antimalarial drug activity. Experimental Parasitology, v. 254, p. 8-pg., . (15/19316-3, 18/08989-5, 18/12589-2)