Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução experimental em quase-espécies com coronavírus aviário

Processo: 18/12417-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2019 - 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Brandão
Beneficiário:Paulo Eduardo Brandão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Hans Mikael Berg ; Sheila Oliveira de Souza ; Sueli Akemi Taniwaki Miyagi
Assunto(s):Virologia  Viroses em animais  Aves  Vírus de RNA  Infecções por Coronavirus  Gammacoronavirus  Interações entre hospedeiro e microrganismos  Evolução  Desenvolvimento de vacinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coronavirus | evolution | Quasispécies | Rna | Virologia

Resumo

Quase-espécies é um termo utilizado para descrever a genética de populações colaborativa de múltiplas variantes subconsensuais sob uma sequência dominante de vírus RNA e alguns vírus DNA. Cada variante no espectro pode mostrar diferentes fitness, o qual muda de acordo com pressões de seleção como imunológicas ou por salto interespécies de hospedeiros. Para Coronavírus aviário (AvCoV), os efeitos de salto interespécies de hospedeiros foram estudados avaliado até o momento ou com baixa cobertura de sequencias ou após um baixo número de passagens em cultivo celular. Além disso, o efeito da diversidade da imunidade humoral sobre este fenômeno ainda não foi estudado. Cobrindo estes aspectos, este projeto tem três objetivos: medir os efeitos de soros hiperimunes de galinhas contra diferentes vacinas de AvCoV sobre o fitness de uma amostra fixa do vírus em cultivo celular utilizando qPCR, estudar a constituição de quase-espécies desta mesma amostra de AvCoV após a incubação com estes soros e utilizado sequenciamento profundo e seguir a evolução em quase-espécies de uma amostra fixa de AvCoV. Para este fim, a amostra Beaudette de AvCoV será serialmente passada em células VERO até a 15ª passagem e as variantes serão estudadas nos genomas completos com sequenciamento profundo e qPCR. Em outro experimento, a amostra Beaudette será incubada com soro de galinhas vacinadas com amostras homólogas e heterólogas de AvCoV e analisada do mesmo modo. Espera-se que este projeto gere indicadores para quase-especies de coronavirus tanto em termos de flutuações de frequências de cada variante sob uma diversidade de pressões de seleção imunológica bem como entendimentos sobre as consequências da vacinação em doenças causadas por coronavirus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
O que os coronavírus em animais podem ensinar 
El nuevo coronavirus llegó a Brasil 
Novo coronavírus no Brasil 
Os outros coronavírus 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO E. BRANDÃO; MIKAEL BERG; BEATRIZ A. LEITE; SHEILA O.S. SILVA; SUELI A. TANIWAKI. The order of events on Avian coronavirus life cycle shapes the order of quasispecies evolution during host switches. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 45, n. 2, . (18/12417-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.