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Serious Game "Comunica-Enf": desenvolvimento do jogo, avaliação da aprendizagem e emoções de estudantes de enfermagem

Processo: 18/02839-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Luciana Mara Monti Fonseca
Beneficiário:Luciana Mara Monti Fonseca
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Cristina Yuri Nakata Hara ; ISABELA BARBUZANO GOUVEA ; Luciana Mara Monti Fonseca ; Rosangela Andrade Aukar de Camargo
Auxílio(s) vinculado(s):24/03867-0 - 16th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies, AR.EXT
Assunto(s):Tecnologia educacional  Educação em enfermagem  Comunicação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Educação em enfermagem | Estudante de Enfermagem | Tecnologia Educacional | Educação em Enfermagem

Resumo

Este estudo se propõe a desenvolver e aplicar o "serious game Comunica-enf" utilizando a realidade virtual para melhorar o conhecimento e a confiança dos estudantes de enfermagem na comunicação com paciente e família. Os objetivos específicos são: 1) descrever o processo de desenvolvimento de conteúdo e técnico do "serious game Comunica-enf" em realidade virtual; 2) avaliar o "serious game Comunica-enf" quanto à aparência; 3) avaliar o impacto do uso do "serious game Comunica-enf" sobre as emoções de estudantes em enfermagem; 4) avaliar as aprendizagens atitudinais, procedimentais e cognitivas desenvolvidas pelos estudantes de enfermagem sobre o tema comunicação a partir da utilização do "serious game Comunica-enf". Metodologia: Pesquisa metodológica para desenvolvimento e avaliação do "serious game Comunica-enf" (objetivos 1 e 2) e quase-experimento (objetivos 3 e 4), o qual será desenvolvido em três etapas. Na primeira etapa o conteúdo será desenvolvido com apoio de literatura pertinente; o desenvolvimento técnico do "serious game" em realidade virtual será realizado por equipe contratada respeitando princípios pedagógicos de aprendizagem virtual. A segunda etapa avaliará a aparência do game por meio de instrumento específico a partir da participação de 20 professores e 27 estudantes de enfermagem. Finalmente, a terceira etapa envolverá uma atividade educativa com "serious game Comunica-Enf", na qual será aferida as emoções de estudantes de enfermagem durante a simulação de realidade virtual e avaliar as aprendizagens atitudinais, procedimentais e cognitivas imediatamente ao término da simulação da atividade e duas semanas após. (AU)

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