Busca avançada
Ano de início
Entree

Optimização das extrações das folhas de Eugenia punicifolia (Kunth)D.C.usando simplex centroid design com foco na extração de compostos fenólicos com atividades antioxidantes e antiproliferativas.

Processo: 20/05309-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de junho de 2020 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Catarina dos Santos
Beneficiário:Catarina dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia 

Resumo

Uma extração, a partir de uma análise multivariada, foi desenvolvida para recuperar os compostos fenólicos de E. punicifolia com as melhores atividades antioxidante e antiproliferativa. Os diferentes solventes extratores (etanol, metanol e água), e suas combinações binárias e ternárias, foram feitas a partir de um delineamento simplex centroide e uma metodologia de superfície de resposta. Os extratos brutos foram investigados quanto ao teor de fenol e flavonóides e comparados às suas propriedades antioxidantes (EC50), antiproliferativas contra HEp-2 e viabilidade para as células mononucleares. Os extratos etanólicos apresentaram o melhor conteúdo fenólico e atividade antioxidante, aliado a uma moderada atividade antiproliferativa à HEp-2. O ESI-QTOF-MS revelou a presença de derivados de quercetina e miricetina, que foram correlacionado às atividades testadas. Então, o design simplex-centróide nos permitiu correlacionar as atividades biológicas de Eugenia punicifolia com os extratos obtidos do misturas de solvente diferentes polaridades. (AU)