Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da prevenção da lesão pulmonar aguda e do metabolismmo da ECA2 em modelo experimental de transplante pulmonar

Processo: 22/07610-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Paulo Manuel Pêgo-Fernandes
Beneficiário:Paulo Manuel Pêgo-Fernandes
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Karina Andrighetti de Oliveira Braga
Assunto(s):Transplante de pulmão  Morte encefálica  Lesão pulmonar aguda  Enzima conversora da angiotensina 2 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aceturato de diminazeno | enzima conversora de angiotensina 2 | morte encefálica | Transplante de Pulmão | Transplante de Pulmão

Resumo

O transplante pulmonar (LTx) é uma opção terapêutica mundialmente estabelecida para doenças pulmonares em estágio terminal. No entanto, como grande parte dos doadores evoluem com morte encefálica (ME), o pulmão doado poderá ter sido submetido a alterações de perfusão, o que favorecerá a indução de lesão pulmonar aguda (LPA), e, que, em última instância, influenciará a incidência de disfunção primária do enxerto (DPE) após o LTx. Nesse sentido, tendo em vista as evidências da expressão da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2) ao longo de todo o território pulmonar e o seu papel na regulação de diversos processos patológicos, o presente projeto objetiva estudar a hipótese de que a ativação da ECA2, por meio do aceturato de diminazeno (DIZE), previne o estabelecimento da LPA associada ao LTx. Para avaliar esta proposição, será realizado o transplante unilateral à esquerda nos animais receptores. Para tanto, os animais serão distribuídos aleatoriamente nos seguintes grupos experimentais: sham, morte encefálica (ME) e DIZE. Os últimos dois grupos serão submetidos ao processo de ME, tratados com solução salina ou DIZE (15 mg/kg-1) e mantidos em ventilação mecânica por 6 horas (doador). Após este período, será realizada a extração do bloco cardiopulmonar e a realização do LTx unilateral à esquerda, seguido de reperfusão por 2 horas (receptor). Parâmetros hemodinâmicos, gasométricos, de mecânica pulmonar, inflamatórios e oxidativos serão avaliados em amostras colhidas a partir dos doadores e receptores. Os resultados serão apresentados como média ± erro padrão da média (E.P.M.) e serão tratados para verificação de significância (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA-MELO, PAOLO; NEPOMUCENO, NATALIA APARECIDA; RUIZ, LILIANE MOREIRA; CORREIA, ARISTIDES TADEU; VILELA, VANESSA SANA; BRAGA, KARINA ANDRIGHETTI DE OLIVEIRA; MANZUTI, GIOVANA MARIA; FEITOSA, DEYMISSON DAMITENE MARTINS; KENNEDY-FEITOSA, EMANUEL; WANG, AIZHOU; et al. Angiotensin-converting enzyme 2 activation attenuates inflammation and oxidative stress in brain death donor followed by rat lung transplantation. SCIENTIFIC REPORTS, v. 14, n. 1, p. 12-pg., . (22/07610-8)