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Relações entre repertório expressivo e receptivo em deficientes auditivos implantados cocleares

Processo: 09/51798-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/17963-8 - Desenvolvimento de Rotinas de Avaliação e Ensino de repertório expressivo e receptivo em deficientes auditivos implantados cocleares., BP.TT
10/04742-3 - Desenvolvimento de Rotinas de Avaliação e Ensino de repertório expressivo e receptivo em deficientes auditivos implantados cocleares., BP.TT
Assunto(s):Análise do comportamento  Comportamento verbal  Deficiência auditiva  Implante da cóclea  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Comportamento | Comportamento Verbal | Controle De Estimulos | Deficiencia Auditiva | Implante Coclear

Resumo

Pesquisas recentes demonstraram que crianças que receberam o implante respondem diferencialmente aos estímulos auditivos e estabelecem relações arbitrárias entre os estímulos auditivos e outros eventos do ambiente. Sob condições adequadas os resultados de pesquisas recentes demonstraram que, mesmo crianças que adquiriram a deficiência auditiva antes da aquisição da fala aprenderam relações auditivo-visuais entre uma palavra ditada e duas figuras distintas e demonstraram relações de equivalência entre os estímulos visuais. Contudo, o desempenho em nomeação de figuras, associadas à aprendizagem auditivo-visual, não foi típica se comparado aos seus coetâneos ouvintes. Outro estudo demonstrou que a precisão no falar somente foi observada após ensino da imitação vocal. Um estudo recente demonstrou que quando são utilizadas palavras impressas no ensino de relações auditivo-visuais, o desempenho nos pós-testes de leitura de palavras parece ter maior correspondência ponto a ponto com a palavra ditada do que no pós-teste de nomeação de figuras. O propósito desse trabalho é conduzir três estudos que avaliem as relações existentes entre os repertórios expressivos e receptivos e se e sob quais condições a nomeação de figuras emerge com maior correspondência pontual com a palavra ditada, após um programa de aprendizagem puramente auditivo. O trabalho será conduzido com 15 participantes (cinco em cada estudo) adotando delineamento semelhante ao dos estudos anteriores, porém monitorando a nomeação após cada passo de ensino e manipulando a seqüência de ensino das relações receptivas e verificar o efeito sobre a nomeação. (AU)

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