Busca avançada
Ano de início
Entree

Doença inflamatória intestinal e citomegalovírus

Processo: 10/18275-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Aytan Miranda Sipahi
Beneficiário:Aytan Miranda Sipahi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gastroenterologia  Infecções por Citomegalovirus  Doenças inflamatórias intestinais  Colite ulcerativa  Doença de Crohn 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade da doença inflamatoria intestinal | Calprotectina | citomegalovirus | Doença de Crohn | doença inflamatória intestinal | Retocolite ulcerativa | Gastroenterologia

Resumo

O citomegalovírus (CMV) é um DNA vírus que possui uma alta soroprevalência em nosso pais (inversamente proporcional ao nível sócio econômico). Ele possui uma capacidade peculiar de infectar o hospedeiro mantendo se integrado ao DNA do paciente na forma de infecção latente. O vírus também pode se apresentar na fora de doença, a citomegalovirose, que ocorre mais comumente em pacientes imunocomprometidos, ocorrendo quando o vírus acomete um órgão alvo (trato gastrointestinal, pulmão, olhos, etc) aumentando a morbidade e mortalidade nestes doentes. As doenças inflamatórias intestinais (DII), doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU), são doenças crônicas, sem cura, que acometem o trato gastrointestinal. Seu tratamento e a própria fisiopatologia promove muitas vezes um estado de imunossupressão. Logo, os pacientes com DII apresentam uma maior risco à infecção pelo CMV. E neste contexto, vários artigos tentam associar DII e CMV, porém ainda não existe um consenso sobre esta correlação. Neste cenário iremos realizar um estudo de caso controle, acompanhando 400 pacientes com DII dos ambulatórios do grupo de intestino da Gastroenterologia Clínica e de Doenças Inflamatórias do Cólon do Serviço do Cólon, Reto e Ânus do HC-FMUSP e 200 pacientes acompanhados no ambulatório do grupo de Esôfago e Estômago do HC-FMUSP sem DII, diarréia ou queixas digestivas baixas que serão nosso grupo controle. Objetivando avaliar a influência da infecção pelo citomegalovírus nos seus diferentes graus de acometimento (latência, replicação viral e doença) na atividade da doença inflamatória intestinal. Separando os pacientes por tipo de DII (RCU e DC), utilizando métodos diagnósticos mais adequados para infecção pelo CMV (CMV PCR real-time no sangue e PCR CMV nas fezes), definindo o tipo de infecção pelo CMV e correlacionando com o grau de atividade da DII (índices clínicos de atividade da DII e Calprotectina Fecal).Este estudo tem a idéia de tentar elucidar se existe ou não correlação do CMV com DII o que será de grande importância na prática clínica do manejo dos pacientes com DII. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO CARMO, ALEXANDRE MEDEIROS; SANTOS, FABIANA MARIA; ORTIZ-AGOSTINHO, CARMEN LUCIA; NISHITOKUKADO, IEDA; FROTA, CINTIA S.; GOMES, FLAVIA UBEDA; DE ARRUDA LEITE, ANDRE ZONETTI; PANNUTI, CLAUDIO SERGIO; VILAS BOAS, LUCY SANTOS; TEIXEIRA, MAGALY GEMIO; et al. Cytomegalovirus Infection in Inflammatory Bowel Disease Is Not Associated with Worsening of Intestinal Inflammatory Activity. PLoS One, v. 9, n. 11, . (10/18275-8)