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Efeitos da nomeação e de relações estímulo-reforço na formação de equivalência

Processo: 96/05504-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Cooperação CNPq-FAPESP
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: CNPq - Programa Cooperação CNPq-FAPESP
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Antonio Celso de Noronha Goyos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento verbal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Verbal | Equivalencia | Nomeacao | Pre-Escolares

Resumo

Três experimentos estão sendo propostos para estudar os efeitos da nomeação e das relações estímulo-reforço sobre a formação de equivalência. Nos três experimentos duas discriminações condicionais (AB e CD) serão ensinadas com o procedimento de reforçamento específico (A1 B1 R1; A2 B2 R2 etc), seguidas de testes de equivalência e das relações estímulo-reforço. Os sujeitos cujos resultados forem positivos em equivalência participarão dos Exp. 1 e 2, e com resultados negativos, no Exp. 3. No Exp. 1 serão ensinadas relações estímulo-reforço invertidas para CD. No Exp. 2 serão ensinadas relações auditivo-visuais com elementos auditivos novos seguidos de testes de equivalência e de relações estímulo-reforço. No Exp. 3 serão ensinadas diretamente as relações estímulo-reforço e nomeação dos estímulos reforçadores. (AU)

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