Busca avançada
Ano de início
Entree

Um método para o estudo da emissão de discos de acresção em variáveis cataclísmicas

Processo: 11/08654-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Marcos Perez Diaz
Beneficiário:Marcos Perez Diaz
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transferência radiativa  Variáveis cataclísmicas  Vento estelar  Discos de acresção  Atmosferas estelares 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atmosferas estelares | Binárias em interação | Discos de Acresção | Transferência Radiativa | variáveis cataclismicas | Ventos estelares | objetos compactos e fenômenos de acresção

Resumo

Foi desenvolvido um método de síntese espectral para modelar a emissão UV de discos de acresção de Variáveis Cataclísmicas (VCs). O disco é dividido em anéis concêntricos, com uma estrutura interna de atmosfera de disco de Wade e Hubeny. Para cada anel, uma atmosfera de vento é calculada no sistema de co-móvel usando uma estrutura vertical de velocidade obtida da solução da equação de Euler. Partindo de premissas simples, considerando a rotação e o vento, estes modelos 1D são combinados em um único modelo 2.5D do qual os espectros sintéticos são calculados. Achamos que o comportamento resultante de linha e contínuo, em função da inclinação orbital é consistente com as observações, e verificamos que a taxa de acresção afeta a temperatura do vento, levando às correspondentes tendências na intensidade das linhas no UV. Em geral, nós também encontramos que: a massa da primária tem um forte efeito sobre os perfis de absorção dos P-Cygni, os perfis de linhas de emissão são altamente sensíveis à estrutura de temperatura no vento, e que um aumento na taxa de perda de massa incrementa a intensidade das linhas ressonantes. Espectros sintéticos foram comparados com dados no UV de duas CVs tipo nova-like de alta inclinação orbital --- RW Tri e V347 Pup. Foi preciso incluir regiões do disco com perda de massa arbitrária para tentar reproduzir razoavelmente bem larguras e perfis de linha. Esse fato e a falta de fluxo em algumas linhas de alta ionização podem ser a assinatura da presença de regiões de maior densidade no vento, ou, alternativamente, pode resultar de deficiências em algumas de nossas suposições simplificadoras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUEBLA, RAUL E.; DIAZ, MARCOS P.; HILLIER, D. JOHN; HUBENY, IVAN. A METHOD FOR THE STUDY OF ACCRETION DISK EMISSION IN CATACLYSMIC VARIABLES. I. THE MODEL. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 736, n. 1, . (11/08654-4, 05/04128-5, 10/16010-7)