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Instrumentalizando os profissionais da atenção básica para o enfrentamento da violência contra criança

Processo: 11/50932-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Emiko Yoshikawa Egry
Beneficiário:Emiko Yoshikawa Egry
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção primária à saúde  Violência contra o menor  Avaliação da educação  Qualificação profissional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:E Learning | Estrategias Pedagogicas | Modelo Pedagogico | Necessidade Em Saude | Vulnerabilidade

Resumo

O presente estudo busca o enfrentamento da violência contra a criança no sentido de buscar formas de reconhecer, intervir, proteger a criança para promover o crescimento e desenvolvimento adequados, resguardando, portanto os direitos dela prescritos na Constituição Brasileira e no ECA. Objetivo geral "Criar e avaliar um modelo pedagógico para qualificação dos profissionais da Atenção Básica no enfrentamento do fenômeno da violência contra a criança". Tratando-se de direitos humanos e de desnível de poder, ao intervir nas relações violentas de poder pode de forma direta ou indireta contribuir para minorar a violência impetrada contra crianças que causam sofrimentos e limitam o pleno crescimento e desenvolvimento infantil. Portanto, a intervenção necessária, ainda que não única, deve ser nas famílias em situações de violência contra a criança, mas também na intervenção daquelas que poderão construir uma cultura de não-violência, promovendo um ambiente salutogênico. Será desdobrado em três subprojetos estão descritos, cada um com metodologia específica em congruência com o objeto: exploratório, descritivo e transversal; pesquisa-ação para a qualificação dos profissionais. Os resultados esperados são: construção de um modelo pedagógico de capacitação para o enfrentamento da violência contra criança; formação de pesquisadores no nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado; qualificação dos profissionais da atenção básica; publicação científica e divulgação. (AU)

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