Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito da estimulação colinérgica crônica com brometo de piridostigmina sobre as adaptações autonômicas cardíacas induzidas pelo treinamento físico aeróbio em ratos espontaneamente hipertensos (SHR)

Processo: 11/22513-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Hugo Celso Dutra de Souza
Beneficiário:Hugo Celso Dutra de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento físico  Treinamento aeróbio  Frequência cardíaca  Hipertensão  Brometo de piridostigmina 

Resumo

A estimulação colinérgica por meio da inibição da acetilcolinesterase produz efeitos sobre o controle autonômico cardíaco que se assemelham aos obtidos através do treinamento físico aeróbico, tanto em humanos, quanto em modelos experimentais. Esses efeitos são caracterizados, principalmente, por aumento significativo na variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) e na sensibilidade barorreflexa. Entretanto, até o momento, nenhum estudo abordou os efeitos hemodinâmicos e autonômicos cardíacos da estimulação colinérgica na hipertensão, tampouco a associação da mesma com o treinamento físico aeróbio. Nesse sentido, nosso objetivo é investigar o efeito da estimulação colinérgica, com um inibidor da acetilcolinesterase (brometo de piridostigmina), sobre diversos parâmetros do controle autonômico cardiovascular, hemodinâmica e morfometria cardíaca em ratos normotensos e espontaneamente hipertensos (SHR), tanto sedentários, quanto submetidos ao treinamento físico aeróbico. A escolha desse modelo experimental se deve ao fato de que essa linhagem de ratos, SHR, é classicamente conhecidos por apresentar alterações morfométricas e hemodinâmicas cardíacas deletérias, associadas ao prejuízo no balanço do tônus autonômico cardíaco, como a diminuição na sensibilidade barorreflexa, e modificações na modulação autonômica da VFC caracterizadas pela redução da influência do componente vagal e aumento da influência do componente simpático cardíaco. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BLANCO, JOAO H. D.; GASTALDI, ADA C.; GARDIM, CAMILA B.; ARAUJO, JOAO E.; SIMOES, MARCUS V.; OLIVEIRA, LUCIANO F. L.; CARVALHO, EDUARDO E. V.; SOUZA, HUGO C. D. Chronic cholinergic stimulation promotes changes in cardiovascular autonomic control in spontaneously hypertensive rats. AUTONOMIC NEUROSCIENCE-BASIC & CLINICAL, v. 193, p. 97-103, DEC 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.