Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre o contexto físico e sociocultural do desenvolvimento da ação motora na infância

Processo: 12/51675-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Edison de Jesus Manoel
Beneficiário:Edison de Jesus Manoel
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil  Desenvolvimento motor  Atitudes  Ambiente escolar  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contexto Do Desenvolvimento | Desenvolvimento Da Acao | Desenvolvimento Infantil | Etno Teorias | Praticas Culturais | Restricoes Da Tarefa

Resumo

A produção de conhecimentos sobre desenvolvimento humano para ser consistente e com potencial de aplicação exige uma perspectiva expressa na noção de que o desenvolvimento se caracteriza por mudanças nas transações entre indivíduos e os meios físicos e sociais. Não se compreende tal processo olhando um elemento desse sistema em detrimento dos demais. Questões de estudo devem estar integradas: associando aspectos relativos à natureza do processo com o contexto do desenvolvimento, e a maneira como a experiência de cada indivíduo é construída. A proposta compreende duas investigações sobre o contexto do desenvolvimento: (a) Contexto sociocultural considerando que a construção da experiência do bebê depende em grande medida das ações das mães ou cuidadores, logo as suas crenças e práticas podem se constituir em elemento importante do desenvolvimento, assim pretende-se fazer um inventário de crenças e práticas que mães têm sobre e para o desenvolvimento; (b) Contexto físico considerando que o ambiente físico escolar tem direto impacto no processo de aquisição de ações motoras que irão compor as competências básicas para que a criança consiga se expressar graficamente, logo pretende-se investigar o impacto das dimensões físicas do mobiliário escolar na aquisição de ações motoras que permitam a grafia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENEZ, ROBERTO; SOARES, RAFAEL DO NASCIMENTO; OJEDA, VICTOR VEDOVELLI; MAKIDA-DIONISIO, CRISTIANE; MANOEL, EDISON DE J.. The role of school desk on the learning of graphic skills in early childhood education in Brazil. SPRINGERPLUS, v. 5, . (12/51675-5)