Busca avançada
Ano de início
Entree

I Colóquio Internacional Hannah Arendt - A Crise na Educação Revisitada

Processo: 13/12309-6
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 05 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 07 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:José Sergio Fonseca de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Autoridade  Tradição  Filosofia da educação  Crise  Hannah Arendt 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoridade | Crise | Educação | Hannah Arendt | Mundo Moderno | Tradição | Filosofia da Educação

Resumo

O evento tem como principais objetivos: contribuir para a reflexão sobre as possíveis interfaces entre os campos da Educação e da Filosofia, à luz do pensamento de Hannah Arendt; tematizar a obra da autora a partir da problemática da crise na educação do mundo moderno; e, propiciar o intercâmbio científico entre pesquisadores da obra arendtiana, bem como promover a divulgação do pensamento da autora entre os estudiosos da Filosofia da Educação. Pretende-se também fortalecer a Linha de Filosofia e Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP e estabelecer diálogos entre as reflexões filosóficas acerca da obra de Hannah Arendt e as reflexões de outras áreas do conhecimento, tais como Filosofia, Artes, História, Direito, Ciências Sociais que apontem contribuições para a discussão da crise na educação com base nas ideias da autora sobre a crise do mundo moderno, a ruptura da tradição, o esfacelamento do senso comum e a diluição da noção de autoridade;Desse modo, sua organização se dará em dois formatos: - sessões de mesa-redonda compostas por estudiosos renomados da obra de Hannah Arendt em diferentes áreas das ciências humanas;- sessões de comunicação de pesquisa em que serão apresentados trabalhos concluídos e em andamento que estabeleçam relações profícuas entre educação e as temáticas da crise do mundo moderno que abarcam a obra arendtiana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)