Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da longevidade: importância de polimorfismos do gene Klotho e parâmetros hematológicos

Processo: 13/12161-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Stella Figueiredo
Beneficiário:Maria Stella Figueiredo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Elvira Maria Guerra Shinohara ; Maysa Seabra Cendoroglo
Assunto(s):Hematologia  Envelhecimento  Anemia  Polimorfismo genético 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anemia | Envelhecimento | gene Klotho | longevos | Polimorfismo gênico | Hematologia

Resumo

A longevidade é um assunto que tem despertado grande interesse e os fatores associados a risco de morte e morbidade em idosos são de grande relevância para a compreensão deste processo. Muitas lacunas ainda existem sobre este tema, sendo fundamentais mais estudos nessa área. Objetivo: Avaliar se existe correlação entre os polimorfismos rs9536314, rs564481 e rs1207568 do gene Klotho e longevidade. Estimar, de acordo com os critérios estabelecidos pela OMS, a frequência de anemia e suas características em amostra populacional de idosos longevos da comunidade. Método: Estudo transversal incluindo 250 idosos com 80 anos ou mais, com independência funcional, atendidos no ambulatório de Longevos da Geriatria da UNIFESP e 500 indivíduos saudáveis, doadores de sangue do Hemocentro Regional da UNIFESP (grupo controle). Os participantes respondem ao questionário pré estabelecido e são submetidos à coleta de exames laboratoriais através de punção venosa periférica. Serão realizados hemograma, uréia, creatinina, proteina C reativa, ferro, ferritina, receptor solúvel de transferrina, hepcidina, desidrogenase lactica, TSH, T4 livre, ácido fólico e vitamina B12, além da análise dos polimorfismos rs9536314, rs564481 e rs1207568 do gene Klotho. Os dados coletados e os resultados dos exames serão submetidos à análise estatística (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NIELE SILVA DE MORAES; MARIA STELLA FIGUEIREDO. Challenges in the diagnosis of iron deficiency anemia in aged people. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 39, n. 3, p. 191-192, . (13/12161-9)