Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de sistemas lineares e afins com comutação

Processo: 13/08691-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2013 - 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Grace Silva Deaecto
Beneficiário:Grace Silva Deaecto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas dinâmicos (física matemática)  Sistemas lineares  Desigualdades  Rede de comunicação 

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar sistemas dinâmicos com comutação. Estes sistemas são compostos por um número finito de subsistemas e uma regra que seleciona a cada instante de tempo um deles de forma a garantir estabilidade e desempenho do sistema global. Na verdade, esta proposta é uma continuação natural dos estudos que venho realizando nos últimos anos e pode ser dividida em três partes principais. Na primeira delas o objetivo é de estudar sistemas lineares com comutação sujeitos a atrasos utilizando, por exemplo, funções do tipo Lyapunov-Krasovskii. Na segunda, o objetivo é de tratar sistemas com comutação sujeitos a não-linearidades situadas em setores, conhecidos como sistemas do tipo Lur'e. Neste caso, desejamos generalizar o célebre critério de Popov para tratar de sistemas com comutação. O grande desafio será de encontrar um critério de estabilidade baseado no domínio da frequência para tratar de sistemas com comutação que, por serem variantes no tempo, não possuem representação frequencial. A terceira parte da proposta visa estudar sistemas afins com comutação que são mais abrangentes do que os lineares, pois possuem vários pontos de equilíbrio, sendo o objetivo do projeto determinar não apenas a regra de comutação como também o conjunto de pontos de equilíbrio atingíveis. A literatura apresenta poucos trabalhos sobre este tema sendo que a nossa proposta é de tratar desde a definição de critérios de desempenho H2 e Hoo até o controle via realimentação de estado. A depender do tempo e dos resultados obtidos trataremos também do controle via realimentação de saída. Por fim, desejamos aplicar a teoria desenvolvida no controle de sistemas tolerantes a falhas e no controle através de redes de comunicação que são temas bastante atuais e de grande interesse prático. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEAECTO, GRACE S.; BOLZERN, PAOLO; GALBUSERA, LUCA; GEROMEL, JOSE C. H-2 and H-infinity control of time-varying delay switched linear systems with application to sampled-data control. NONLINEAR ANALYSIS-HYBRID SYSTEMS, v. 22, p. 43-54, NOV 2016. Citações Web of Science: 10.
DEAECTO, GRACE S. Dynamic output feedback H-infinity control of continuous-time switched affine systems. AUTOMATICA, v. 71, p. 44-49, SEP 2016. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.