Busca avançada
Ano de início
Entree

Polyphenol enriched fruit extracts as alternative therapy against adipocyte dysfunctions associated with obesity and metabolic disorders

Resumo

Envolvimento do tecido adiposo (TA) no desenvolvimento da obesidade e patologias associadas: investigação dos mecanismos moleculares e busca de novas alternativas terapêuticas. O crescimento exponencial da obesidade no mundo têm como consequência principal o aumento da incidência de diversas patologias diretamente associadas ao excesso de massa adiposa como o Diabetes do Tipo 2 (DT2), Síndrome Metabólica (SM), hipertensão arterial, esteatose hepática e alguns tipos de câncer. O presente projeto objetiva elucidar os mecanismos moleculares envolvidos na relação entre a adiposidade excessiva e o desenvolvimento do DT2 e SM, investigando o papel primordial do TA, através de suas inter-relações com o sistema nervoso central, fígado e músculo cardíaco, como origem destas complicações (visão adipocêntrica). Mais especificamente, o presente projeto consiste de três programas de pesquisas inter-relacionados que investigarão: 1- o envolvimento do sistema nervoso simpático no controle da sensibilidade à insulina, inflamação e funções metabólica e endócrina do TA; 2- os mecanismos envolvidos na modulação pela mTOR da atividade transcricional dos receptores nucleares da família dos PPAR e metabolismo de lipídios e glicose no TA e fígado; e 3- os mecanismos envolvidos na redistribuição de gordura, remodelagem cardíaca e balanço energético positivo induzidos pela ativação dos PPARy e a contribuição da adiponectina para estes efeitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DONADO-PESTANA, CARLOS M.; BELCHIOR, THIAGO; FESTUCCIA, WILLIAM T.; GENOVESE, MARIA INES. Phenolic compounds from cambuci (Campomanesia phaea O. Berg) fruit attenuate glucose intolerance and adipose tissue inflammation induced by a high-fat, high-sucrose diet. Food Research International, v. 69, p. 170-178, MAR 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.