Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular de Staphylococcus sp., isolados de leite de vacas com mastite em diferentes regiões do Estado de São Paulo

Resumo

Staphylococcus sp é agente comum da mastite bovina, causando grandes perdas econômicas na pecuária brasileira. Esse micro-organismo possui fatores de virulência bastante conhecidos como a produção de hemolisinas, leucotoxinas e superantígenos como a toxina do síndrome do choque tóxico e enterotoxinas. Além disso, várias espécies de Staphylococcus podem adquirir genes de resistência aos antibióticos lactâmicos. O objetivo do estudo é caracterizar molecularmente isolados de Staphylococcus sp provenientes de leite de vacas com mastite clinica e subclínica de várias regiões do estado de São Paulo, através de MLST, spatyping, agr e complexo clonal. Também serão realizados testes fenótipicos e genotípicos de resistência a antimicrobianos (incluindo o SCCmec), além pesquisa de genes de alguns fatores de virulência como Toxina de Panton Valentine, síndrome do choque tóxico e enterotoxinas clássicas e seg, seh, sei, a fim de se verificar quais os fatores de virulência mais envolvidos nesses quadro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONSAGLIA, E. C. R.; SILVA, N. C. C.; RUSSI, B. F.; CAMARGO, C. H.; DANTAS, S. T. A.; LANGONI, H.; GUIMARAES, F. F.; LIMA, F. S.; FITZGERALD, J. R.; FERNANDES JUNIOR, A.; RALL, V. L. M. Molecular epidemiology of methicillin-susceptible Staphylococcus aureus (MSSA) isolated from milk of cows with subclinical mastitis. Microbial Pathogenesis, v. 124, p. 130-135, NOV 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.