Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizaçao molecular e diversidade clonal de Staphylococcus aureus, isolados de leite de vacas com mastite subclinica no estado de Sao Paulo.

Processo: 13/18338-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 16 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Mores Rall
Beneficiário:Erika Carolina Romão Bonsaglia
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/15208-1 - Avaliação da terapia seletiva de vacas secas para prevenção e tratamento de mastite e microbioma do leite em vacas de raça Holandesa, BE.EP.DR
Assunto(s):Enterotoxinas   Tipagem de sequências multilocus   Microbiologia de alimentos   Staphylococcus aureus

Resumo

Staphylococcus aureus é agente comum da mastite bovina, causando grandes perdas econômicas na pecuária brasileira. Esse micro-organismo possui fatores de virulência bastante conhecidos como a produção de hemolisinas, leucotoxinas e superantígenos como a toxina do síndrome do choque tóxico e enterotoxinas. O objetivo do estudo é caracterizar molecularmente isolados de S. aureus provenientes de leite de vacas com mastite subclínica de várias regiões do estado de São Paulo, através de MLST, spatyping, agr e complexo clonal. Também serão realizados testes fenótipicos e genotípicos de resistência a antimicrobianos (incluindo o SCCmec), além pesquisa de genes de alguns fatores de virulência como Toxina de Panton Valentine, sindrome do choque tóxico e enterotoxinas clássicas e seg, seh, sei, (únicas enterotoxinas que, até o momento, demonstraram atividade emética), a fim de se verificar quais os fatores de virulência mais envolvidos nesses quadro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONSAGLIA, E. C. R.; SILVA, N. C. C.; RUSSI, B. F.; CAMARGO, C. H.; DANTAS, S. T. A.; LANGONI, H.; GUIMARAES, F. F.; LIMA, F. S.; FITZGERALD, J. R.; FERNANDES JUNIOR, A.; RALL, V. L. M. Molecular epidemiology of methicillin-susceptible Staphylococcus aureus (MSSA) isolated from milk of cows with subclinical mastitis. Microbial Pathogenesis, v. 124, p. 130-135, NOV 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONSAGLIA, Erika Carolina Romão. Caracterizaçao molecular e diversidade clonal de Staphylococcus aureus, isolados de leite de vacas com mastite subclinica no estado de São Paulo. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.