Auxílio à pesquisa 15/50127-2 - Metrópoles, Transporte urbano - BV FAPESP
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Resolution: resilient systems for land use transportation

Processo: 15/50127-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Acordo de Cooperação: ESRC, UKRI ; Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO)
Pesquisador responsável:Eduardo Cesar Leão Marques
Beneficiário:Eduardo Cesar Leão Marques
Pesquisador Responsável no exterior: Michael Batty
Instituição Parceira no exterior: University College London (UCL), Inglaterra
Pesquisador Responsável no exterior: Joana Barros
Instituição Parceira no exterior: University of London, Inglaterra
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/17619-4 - Acessibilidade e Segregação: Construção de um Modelo Baseado em Agentes para a Região Metropolitana de São Paulo, BP.TT
17/17498-2 - Acessibilidade e segregação: construção de um modelo baseado em agentes para a Região Metropolitana de São Paulo, BP.TT
17/16128-7 - Acessibilidade e segregação: construção de um modelo baseado em agentes para a Região Metropolitana de São Paulo, BP.TT
16/17368-9 - Construção de um banco de dados e aplicação de técnicas de análise espacial para a caracterização de padrões espaço-temporais de segregação e acessibilidade na Região Metropolitana de São Paulo, BP.TT
16/02196-8 - Políticas de transporte, acessibilidade e segregação: construção de um modelo baseado em agentes para a Região Metropolitana de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):Metrópoles  Transporte urbano  Transporte de passageiros  Integração social  Políticas públicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciencia Politica

Resumo

O projeto “Resolution” objetiva explorar o impacto do transporte na segregação social em São Paulo e Londres, cidades mundiais comparáveis em termos de população, área e densidade, tanto a nível municipal como metropolitano. Nas grandes cidades, grupos sociais classificados pela renda, classe e etnia manifestam diferenças extremas em termos de localização e quão acessíveis são para uma variedade de oportunidades de mobilidade, tal como se reflete na distribuição física dos recursos associados a diferentes sistemas de transporte. Estas duas cidades fornecem exemplos de segregação que nos permite usar os resultados de uma cidade para examinar a outra; os padrões de segregação no que diz respeito ao transporte são semelhantes, e em alguns sentidos, diferente dos outros. Isso proporciona uma oportunidade ideal para o trabalho comparativo sobre segregação usando conjuntos de dados valiosos para cada uma dessas cidades. Primeiramente serão construídos portais baseados em web que nos permitirão representar uma grande variedade de redes, fluxos e dados de atributos socioeconômicos. Esta etapa será realizada a partir da vasta experiência neste tipo de sistemas desenvolvidos pela CASA (ver www.maptube.org ; www.datashine.org.uk), e da transferência dessas ideias para São Paulo, com base nos seus próprios sistemas (www.fflch.usp.br/centrodametropole/en/). Será adicionado explicitamente o fator transporte em ambas as cidades objetivando o fornecimento de um fluxo de análises que informarão o desenvolvimento de modelos baseados em agentes capazes de simular como as mudanças nos sistemas de transporte são refletidas na mudança de padrões de segregação. Tais modelos serão construídos em estruturas pioneiras existentes em várias colaborações entre CASA, Birkbeck, CEM, UFABC e INPE. Os sistemas de dados e modelos construídos serão capazes de oferecer perspectivas de testes práticos de cenários alternativos de transporte na estrutura espacial úteis as políticas urbanas. (AU)

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, JOANA; FEITOSA, FLAVIA F.. Uneven geographies: Exploring the sensitivity of spatial indices of residential segregation. ENVIRONMENT AND PLANNING B-URBAN ANALYTICS AND CITY SCIENCE, v. 45, n. 6, p. 17-pg., . (15/50127-2)
BARROS, JOANA; FEITOSA, FLAVIA F.. Uneven geographies: Exploring the sensitivity of spatial indices of residential segregation. ENVIRONMENT AND PLANNING B-URBAN ANALYTICS AND CITY SCIENCE, v. 45, n. 6, SI, p. 1073-1089, . (15/50127-2)
TOMASIELLO, DIEGO BOGADO; GIANNOTTI, MARIANA; FEITOSA, FLAVIA F.. ACCESS: An agent-based model to explore job accessibility inequalities. COMPUTERS ENVIRONMENT AND URBAN SYSTEMS, v. 81, . (15/50127-2)
TOMASIELLO, DIEGO BOGADO; GIANNOTTI, MARIANA; ARBEX, RENATO; DAVIS, CLODOVEU. Multi-temporal transport network models for accessibility studies. TRANSACTIONS IN GIS, v. 23, n. 2, p. 203-223, . (15/50127-2)
GIANNOTTI, MARIANA; BARROS, JOANA; TOMASIELLO, DIEGO B.; SMITH, DUNCAN; PIZZOL, BRUNA; SANTOS, BEATRIZ M.; ZHONG, CHEN; SHEN, YAO; MARQUES, EDUARDO; BATTY, MICHAEL. Inequalities in transit accessibility: Contributions from a comparative study between Global South and North metropolitan regions. CITIES, v. 109, . (15/50127-2)

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