Busca avançada
Ano de início
Entree

Geometria e topologia via Teoria de Lie

Processo: 15/22059-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia
Pesquisador responsável:Ivan Struchiner
Beneficiário:Ivan Struchiner
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):15/50472-1 - Geometric structures via Lie Theory, AP.R SPRINT
Assunto(s):Espaços de Moduli  G-estruturas  Integrabilidade  Homomorfismo de Chern-Weil  Teoria de Lie  Grupoides  Algebroides de Lie 

Resumo

Os grupos de Lie cumprem um papel central na geometria diferencial moderna. De fato, desde o trabalho seminal de Felix Klein, a própria definição de uma estrutura geométrica se entrelaçou com a de seu grupo de Lie de simetrias.No entanto, algumas estruturas geométricas não podem ser descritas usando grupos de Lie. Isto pode ocorrer por diversos motivos. Algumas estruturas não possuem um modelo canônico (e.g., estruturas de Poisson, estruturas de Dirac, estruturas complexas generalizadas, etc...). Mesmo para estruturas clássicas como G-estruturas, ao tratar problemas de classificação e equivalência, as simetrias envolvidas podem ser mais gerais do que as descritas por um grupo de Lie.Este projeto lida com estruturas geométricas que são determinadas por grupoides de Lie. Além disso, adotamos o ponto de vista que a geometria e a teoria de Lie de grupoides de Lie determina e é determinada pelas estruturas geométricas que induz. Dessa forma, seguimos o paradigma do programa de Erlangen de Felix Klein.Nele, exploramos problemas de classificação e integrabilidade em geometria diferencial clássica usando a teoria de Lie do grupoide/algebroide que descreve suas simetrias. Ao mesmo tempo tratamos aspectos geométricos e topológicos dos próprios grupoides de Lie e seus fibrados, como por exemplo a teoria de Chern-Weil para fibrados com grupoide estrutural. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDENAS, CRISTIAN CAMILO; STRUCHINER, IVAN. Stability of Lie group homomorphisms and Lie subgroups. Journal of Pure and Applied Algebra, v. 224, n. 3, p. 1280-1296, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.