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Produção e percepção de contrastes fônicos em crianças com distúrbio fonológico

Processo: 16/08775-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Larissa Cristina Berti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Aline Mara de Oliveira ; Tim Bressmann
Bolsa(s) vinculada(s):17/09516-0 - Viabilização dos experimentos de produção e percepção da fala em crianças com distúrbios fonológicos, BP.TT
Assunto(s):Fonética acústica  Aquisição fonológica  Fonética e fonologia  Percepção da fala  Fonética articulatória 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição fonológica | Fonética Acústica | Fonética Articulatória | Percepção da fala | Produção da fala | Fonética e Fonologia

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar os erros de produção presentes na fala de crianças com diagnóstico de distúrbio fonológico, bem como investigar a percepção auditiva destes sujeitos em relação às próprias produções. Assumindo a existência de uma unidade comum de representação, produção e percepção como sendo o gesto articulatório, conforme preconiza a Fonologia Gestual (FonGest), as hipóteses deste trabalho assim se definem: H1- os erros de produção e de percepção de fala nas crianças com distúrbios fonológicos envolveriam gestos articulatórios ao invés de segmentos como um todo; e H2- haveria uma correspondência gestual nos erros de produção e de percepção em crianças com o diagnóstico de distúrbio fonológico. Para o desenvolvimento deste estudo, serão elaborados três experimentos: um de produção e dois de percepção, os quais serão aplicados em 20 crianças com distúrbio fonológico. A análise dos resultados compreenderá o julgamento perceptivo-auditivo das produções da fala das crianças, a análise acústica e ultrassonográfica dessas produções, a análise do desempenho perceptivo-auditivo nos experimentos de identificação e de discriminação, bem como a correlação entre os erros de produção e percepção. Além de contribuições para o estudo da relação entre produção e percepção da fala, também se esperam contribuições para a discussão em torno do primitivo fonológico, discussões de interesse tanto para o campo da Linguística como para o da Fonoaudiologia. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTI, LARISSA CRISTINA; GUILHERME, JHULYA; ESPERANDINO, CASSIO; DE OLIVEIRA, ALINE MARA. Relationship between speech production and perception in children with Speech Sound Disorders. JOURNAL OF PORTUGUESE LINGUISTICS, v. 19, p. 1-13, . (16/08775-0)
BERTI, LARISSA CRISTINA; DE ASSIS, MAYARA FERREIRA; CREMASCO, ELISSA; VIEIRA CARDOSO, ANA CLAUDIA. Speech production and speech perception in children with speech sound disorder. CLINICAL LINGUISTICS & PHONETICS, . (16/08775-0, 20/03990-5)
BERTI, LARISSA CRISTINA; GUILHERME, JHULYA; ESPERANDINO, CASSIO; DE OLIVEIRA, ALINE MARA. Relationship between speech production and perception in children with Speech Sound Disorders. JOURNAL OF PORTUGUESE LINGUISTICS, v. 19, p. 13-pg., . (16/08775-0)